CURURUPU E A ILHA DOS LENÇÓIS: o domínio mítico de D. Sebastião no imaginário maranhense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZIERER, ADRIANA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1136
Resumo: Este trabalho procura apresentar um breve percurso do rei histórico D. Sebastião (1554 -1578) e a sua relação com a construção do Sebastianismo, isto é, a crença de que o rei não havia morrido na Batalha de Alcácer-Quibir (1578) e de que retornaria para trazer tempos de glória a Portugal. Com a sua morte, apareceram quatro falsos D. Sebastião, o que representava uma resistência contra a União Ibérica. Também discuto a (re)apropriação do mito no Brasil, que passa a ser a esperança de vida melhor para as populações pobres, e a sua ligação a movimentos messiânicos em Pedra Bonita (PE), Canudos (BA), Contestado (PR e SC), entre outros. No Maranhão, o mito de D. Sebastião adquire peculiaridades interessantes na Ilha dos Lençóis, no município de Cururupu. Ele passa a ser o “touro encantado” com uma estrela branca na testa e que corre nas areias da Ilha dos Lençóis, engravidando as moças nas noites de lua cheia. Um dia, a estrela será atingida por alguém muito valente, e D. Sebastião retornará à sua forma humana para trazer riqueza aos pobres, mas ao mesmo tempo a capital do Maranhão, S. Luís, irá afundar. O mito relaciona passado e presente, daí a sua importância para os estudos de História.
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spelling CURURUPU E A ILHA DOS LENÇÓIS: o domínio mítico de D. Sebastião no imaginário maranhenseCURURUPU AND THE LENÇÓIS ISLAND: the mythical domain of D. Sebastião in the imaginary of MaranhãoCURURUPU Y LA ISLA DE LOS LENÇÓIS: el dominio mítico de D. Sebastião en el imaginario del marañense Isla de los Lençóis.Maranhão.D. Sebastião.Lençóis Island.Maranhão.D. Sebastião.Ilha dos Lençóis.Maranhão.D. Sebastião.Este trabalho procura apresentar um breve percurso do rei histórico D. Sebastião (1554 -1578) e a sua relação com a construção do Sebastianismo, isto é, a crença de que o rei não havia morrido na Batalha de Alcácer-Quibir (1578) e de que retornaria para trazer tempos de glória a Portugal. Com a sua morte, apareceram quatro falsos D. Sebastião, o que representava uma resistência contra a União Ibérica. Também discuto a (re)apropriação do mito no Brasil, que passa a ser a esperança de vida melhor para as populações pobres, e a sua ligação a movimentos messiânicos em Pedra Bonita (PE), Canudos (BA), Contestado (PR e SC), entre outros. No Maranhão, o mito de D. Sebastião adquire peculiaridades interessantes na Ilha dos Lençóis, no município de Cururupu. Ele passa a ser o “touro encantado” com uma estrela branca na testa e que corre nas areias da Ilha dos Lençóis, engravidando as moças nas noites de lua cheia. Um dia, a estrela será atingida por alguém muito valente, e D. Sebastião retornará à sua forma humana para trazer riqueza aos pobres, mas ao mesmo tempo a capital do Maranhão, S. Luís, irá afundar. O mito relaciona passado e presente, daí a sua importância para os estudos de História.This work seeks to present a brief journey of the historical king Sebastião (Sebastian) (1554-1578) and his relationship with the buildup of Sebastianism, that is, the belief that the king had not died in the Battle of Alcácer-Quibir (1578) and that he would return to bring times of glory to Portugal. With his death, four D. Sebastião fakes appeared, which represented a resistance against the Iberian Union. I also discuss the (re)appropriation of the myth in Brazil, which becomes the expectation of a better life for poor populations, and its connection to messianic movements in Pedra Bonita (PE), Canudos (BA), and Contestado (PR and SC), among others. In Maranhão, the myth of D. Sebastião acquires interesting peculiarities on Ilha dos Lençóis (Lençois Island), in the municipality of Cururupu. He becomes the “enchanted bull” with a white star on his forehead that runs on the sands of Ilha dos Lençóis, impregnating the girls on the nights of full moon. One day, the star will be struck by someone very brave, and D. Sebastião will return to his human form to bring wealth to the poor; at the same time, however, the capital of Maranhão, São Luís, will sink. The myth relates past and present, hence its importance for History studies.Este trabajo busca presentar un breve recorrido del rey histórico D. Sebastião (1554-1578) y su relación con la construcción del sebastianismo, es decir, la creencia de que el rey no había muerto en la Batalla de Alcácer-Quibir (1578) y que volvería para traer tiempos de gloria a Portugal. Con su muerte, aparecieron cuatro falsos D. Sebastião, que representaron una resistencia contra la Unión Ibérica. También se discute la (re)apropiación del mito en Brasil, que paso a ser la esperanza de una vida mejor para las poblaciones más pobres, así como la conexión con los movimientos mesiánicos en Pedra Bonita (PE), Canudos (BA), o Contestado (PR e SC), entre otros. En el estado de Maranhão, la leyenda de D. Sebastião adquiere interesantes peculiaridades en la Isla de los Lençóis, en el municipio de Cururupu. Esta se convierte en el “toro encantado” con una estrella blanca en la frente que corre por las arenas de Isla de los Lençóis, fecundando a las niñas en las noches de luna llena. Un día, la estrella será golpeada por alguien muy valiente y D. Sebastião volverá a su forma humana para llevar riqueza a los pobres, pero al mismo tiempo la capital de Maranhão, São Luís, se hundirá. El mito relaciona pasado y presente, de ahí su importancia para los estudios de Historia.  Universidade Estadual do Maranhão2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/113610.18817/ot.v21i37.1136Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 21 n. 37 (2024): Dossiê: Especial 20 anos; 112-1391808-803110.18817/ot.v21i37reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1136/1002Copyright (c) 2024 ADRIANA ZIERERhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZIERER, ADRIANA2024-01-31T21:01:15Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1136Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2024-01-31T21:01:15Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
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