Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189 |
Resumo: | 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros. |
id |
UEMA-3_721201d92c6d2d54fc6820570a1940a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uema.br:123456789/1189 |
network_acronym_str |
UEMA-3 |
network_name_str |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de casoApplication of FMEA in automotive engine maintenance: a case studyFMEAConfiabilidadeMotoresReliabilityEngines55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros.O presente trabalho, com base nos conceitos de confiabilidade, utilizou o método da Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) na manutenção de motores automotivos em duas oficinas mecânicas. Utilizando os princípios dessa metodologia, os serviços das manutenções prestadas pela empresa foram avaliados. Somando isso ao apoio da equipe técnica, foi possível direcionar a FMEA para uma avaliação do sistema de arrefecimento automotivo dos modelos Ford. Dessa forma, alguns dos principais componentes do sistema, tais como a válvula termostática, bomba d’água e radiador, foram avaliados nos critérios da metodologia em questão. Ao final foi possível observar que o fluido de arrefecimento é o componente com o maior índice de Risco (R), assim como seu principal modo de falha e efeitos, necessitando de uma atenção mais especial por parte do cliente e dos técnicos. Por fim, mudanças e melhorias foram sugeridas, como por exemplo o desenvolvimento de um dispositivo que gere uma notificação visual no painel informando sobre a necessidade da troca do fluido e utilização dos indicadores MTBF e MTTR.2020-02-21T21:02:17Z2020-02-21T21:02:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189MTavares, Guilherme Mendesporreponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T16:58:07Zoai:repositorio.uema.br:123456789/1189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.uema.br/driverepositoriouema@gmail.comopendoar:2024-04-02T16:58:07Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso Application of FMEA in automotive engine maintenance: a case study |
title |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
spellingShingle |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso Tavares, Guilherme Mendes FMEA Confiabilidade Motores Reliability Engines |
title_short |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
title_full |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
title_fullStr |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
title_sort |
Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso |
author |
Tavares, Guilherme Mendes |
author_facet |
Tavares, Guilherme Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Guilherme Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FMEA Confiabilidade Motores Reliability Engines |
topic |
FMEA Confiabilidade Motores Reliability Engines |
description |
55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-02-21T21:02:17Z 2020-02-21T21:02:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189 M |
url |
http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189 |
identifier_str_mv |
M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instacron:UEMA |
instname_str |
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
instacron_str |
UEMA |
institution |
UEMA |
reponame_str |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
collection |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
driverepositoriouema@gmail.com |
_version_ |
1818264486589497344 |