Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Guilherme Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Texto Completo: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189
Resumo: 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros.
id UEMA-3_721201d92c6d2d54fc6820570a1940a8
oai_identifier_str oai:repositorio.uema.br:123456789/1189
network_acronym_str UEMA-3
network_name_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository_id_str
spelling Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de casoApplication of FMEA in automotive engine maintenance: a case studyFMEAConfiabilidadeMotoresReliabilityEngines55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros.O presente trabalho, com base nos conceitos de confiabilidade, utilizou o método da Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) na manutenção de motores automotivos em duas oficinas mecânicas. Utilizando os princípios dessa metodologia, os serviços das manutenções prestadas pela empresa foram avaliados. Somando isso ao apoio da equipe técnica, foi possível direcionar a FMEA para uma avaliação do sistema de arrefecimento automotivo dos modelos Ford. Dessa forma, alguns dos principais componentes do sistema, tais como a válvula termostática, bomba d’água e radiador, foram avaliados nos critérios da metodologia em questão. Ao final foi possível observar que o fluido de arrefecimento é o componente com o maior índice de Risco (R), assim como seu principal modo de falha e efeitos, necessitando de uma atenção mais especial por parte do cliente e dos técnicos. Por fim, mudanças e melhorias foram sugeridas, como por exemplo o desenvolvimento de um dispositivo que gere uma notificação visual no painel informando sobre a necessidade da troca do fluido e utilização dos indicadores MTBF e MTTR.2020-02-21T21:02:17Z2020-02-21T21:02:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189MTavares, Guilherme Mendesporreponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T16:58:07Zoai:repositorio.uema.br:123456789/1189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.uema.br/driverepositoriouema@gmail.comopendoar:2024-04-02T16:58:07Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
Application of FMEA in automotive engine maintenance: a case study
title Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
spellingShingle Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
Tavares, Guilherme Mendes
FMEA
Confiabilidade
Motores
Reliability
Engines
title_short Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
title_full Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
title_fullStr Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
title_sort Aplicação da FMEA na manutenção de motores automotivos: um estudo de caso
author Tavares, Guilherme Mendes
author_facet Tavares, Guilherme Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Guilherme Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv FMEA
Confiabilidade
Motores
Reliability
Engines
topic FMEA
Confiabilidade
Motores
Reliability
Engines
description 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Esp. Lorenni Evren Matias Barros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-21T21:02:17Z
2020-02-21T21:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189
M
url http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1189
identifier_str_mv M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
collection Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv driverepositoriouema@gmail.com
_version_ 1818264486589497344