As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Texto Completo: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
Resumo: The trajectory of African cinema began in the 1960s, a period from which the Most colonized countries achieved independence. With the recognition of the work of the Senegalese filmmaker Ousmane Sembène, people began to talk about an African Cinema, whose aim would be to deconstruct the mistaken and pejorative representations established about Africa and its populations in current cinematography and in the media in general. Xala, which in Wolof – the local language of Senegal – means curse, was Sembène's sixth film, produced in 1974. The feature film is marked by a profound criticism of the newly independent Senegalese society. Therefore, the present work aims to discuss the representations of post-colonial Senegalese society in the film Xala.
id UEMA-3_85c0f8fe3180e99d728c0eb0258d236e
oai_identifier_str oai:repositorio.uema.br:123456789/2822
network_acronym_str UEMA-3
network_name_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository_id_str
spelling As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)The representations of post-colonial Senegalese society in Ousmane Sembéne's filmography: an analysis of the film Xala (1974)Cinema africanoOusmane SembèneXalaSenegal Pós-colonialAfrican cinemamoviecinematografiacinematographyHistóriaCinemaThe trajectory of African cinema began in the 1960s, a period from which the Most colonized countries achieved independence. With the recognition of the work of the Senegalese filmmaker Ousmane Sembène, people began to talk about an African Cinema, whose aim would be to deconstruct the mistaken and pejorative representations established about Africa and its populations in current cinematography and in the media in general. Xala, which in Wolof – the local language of Senegal – means curse, was Sembène's sixth film, produced in 1974. The feature film is marked by a profound criticism of the newly independent Senegalese society. Therefore, the present work aims to discuss the representations of post-colonial Senegalese society in the film Xala.CNPQA trajetória do cinema africano teve início na década de 1960, período a partir do qual a maioria dos países colonizados foi alcançando sua independência. Com o reconhecimento do trabalho do cineasta senegalês Ousmane Sembène, começou-se a falar de um Cinema Africano, cujo intuito seria o de desconstruir as representações equivocadas e pejorativas instituídas sobre África e suas populações na cinematografia corrente e na mídia em geral. Xala, que em wolof – língua local do Senegal – significa maldição, foi o sexto filme de Sembène, produzido no ano de 1974. O longa-metragem é marcado pela profunda crítica à sociedade senegalesa recém-independente. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir as representações da sociedade senegalesa pós-colonial no filme Xala.Universidade Estadual do MaranhãoBrasilCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENUEMABarbosa, Viviane de OliveiraBARBOSA, V. O.https://orcid.org/0000-0002-3555-7461http://lattes.cnpq.br/5697398324818667Ferreira, Marcia Milena GaldezFERREIRA, M. M. G.http://lattes.cnpq.br/5280441501940287Silva, Tatiana Raquel ReisSILVA, T. R. R.http://lattes.cnpq.br/1154566878083509Ferreira, Ana Paula Mendes2024-07-01T20:52:10Z2024-07-012024-07-01T20:52:10Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Ana Paula Mendes. A. As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análise do filme Xala (1974). 2018. 77f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMA2024-07-01T20:52:45Zoai:repositorio.uema.br:123456789/2822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.uema.br/driverepositoriouema@gmail.comopendoar:2024-07-01T20:52:45Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
The representations of post-colonial Senegalese society in Ousmane Sembéne's filmography: an analysis of the film Xala (1974)
title As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
spellingShingle As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
Ferreira, Ana Paula Mendes
Cinema africano
Ousmane Sembène
Xala
Senegal Pós-colonial
African cinema
movie
cinematografia
cinematography
História
Cinema
title_short As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
title_full As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
title_fullStr As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
title_full_unstemmed As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
title_sort As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
author Ferreira, Ana Paula Mendes
author_facet Ferreira, Ana Paula Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Viviane de Oliveira
BARBOSA, V. O.
https://orcid.org/0000-0002-3555-7461
http://lattes.cnpq.br/5697398324818667
Ferreira, Marcia Milena Galdez
FERREIRA, M. M. G.
http://lattes.cnpq.br/5280441501940287
Silva, Tatiana Raquel Reis
SILVA, T. R. R.
http://lattes.cnpq.br/1154566878083509
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema africano
Ousmane Sembène
Xala
Senegal Pós-colonial
African cinema
movie
cinematografia
cinematography
História
Cinema
topic Cinema africano
Ousmane Sembène
Xala
Senegal Pós-colonial
African cinema
movie
cinematografia
cinematography
História
Cinema
description The trajectory of African cinema began in the 1960s, a period from which the Most colonized countries achieved independence. With the recognition of the work of the Senegalese filmmaker Ousmane Sembène, people began to talk about an African Cinema, whose aim would be to deconstruct the mistaken and pejorative representations established about Africa and its populations in current cinematography and in the media in general. Xala, which in Wolof – the local language of Senegal – means curse, was Sembène's sixth film, produced in 1974. The feature film is marked by a profound criticism of the newly independent Senegalese society. Therefore, the present work aims to discuss the representations of post-colonial Senegalese society in the film Xala.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-25
2024-07-01T20:52:10Z
2024-07-01
2024-07-01T20:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Ana Paula Mendes. A. As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análise do filme Xala (1974). 2018. 77f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
identifier_str_mv FERREIRA, Ana Paula Mendes. A. As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análise do filme Xala (1974). 2018. 77f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
url https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
Brasil
Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN
UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
Brasil
Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN
UEMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
collection Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv driverepositoriouema@gmail.com
_version_ 1818264494418165760