Cinema e educação: o diálogo de duas artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Miguel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405
Resumo: Neste texto analisaremos, inicialmente, o cinema enquanto fenômeno artístico, a mistura que ele instaura entre pensamento e palavra servindo-se de imagens, os elementos que o caracterizam, a forma, levada ao extremo, como ele ilude a vida. Em seguida, abordaremos como a experiência da arte não só permite ao indivíduo encontrar-se como ser social, como também ao nível pedagógico, permitindo uma maior facilidade de aquisição de saberes. Através da educação promove-se a oportunidade de desenvolver características como a autoestima, a curiosidade, a iniciativa e a cooperação através de métodos de trabalho muito criativos, com diferentes linguagens expressivas. Por fim, procuraremos mostrar como o olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar, atuando como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. Palavras-chave: cinema, educação, arte.
id UEMG-1_3943bc55246cbb61ff5121e6b89d8d70
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/405
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling Cinema e educação: o diálogo de duas artesNeste texto analisaremos, inicialmente, o cinema enquanto fenômeno artístico, a mistura que ele instaura entre pensamento e palavra servindo-se de imagens, os elementos que o caracterizam, a forma, levada ao extremo, como ele ilude a vida. Em seguida, abordaremos como a experiência da arte não só permite ao indivíduo encontrar-se como ser social, como também ao nível pedagógico, permitindo uma maior facilidade de aquisição de saberes. Através da educação promove-se a oportunidade de desenvolver características como a autoestima, a curiosidade, a iniciativa e a cooperação através de métodos de trabalho muito criativos, com diferentes linguagens expressivas. Por fim, procuraremos mostrar como o olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar, atuando como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. Palavras-chave: cinema, educação, arte.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405SCIAS - Arte/Educação; v. 1 n. 1 (2013): Revista SCIAS Arte/Educação nº 01; 2-142318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405/276Lopes, José Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/405Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e educação: o diálogo de duas artes
title Cinema e educação: o diálogo de duas artes
spellingShingle Cinema e educação: o diálogo de duas artes
Lopes, José Miguel
title_short Cinema e educação: o diálogo de duas artes
title_full Cinema e educação: o diálogo de duas artes
title_fullStr Cinema e educação: o diálogo de duas artes
title_full_unstemmed Cinema e educação: o diálogo de duas artes
title_sort Cinema e educação: o diálogo de duas artes
author Lopes, José Miguel
author_facet Lopes, José Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Miguel
description Neste texto analisaremos, inicialmente, o cinema enquanto fenômeno artístico, a mistura que ele instaura entre pensamento e palavra servindo-se de imagens, os elementos que o caracterizam, a forma, levada ao extremo, como ele ilude a vida. Em seguida, abordaremos como a experiência da arte não só permite ao indivíduo encontrar-se como ser social, como também ao nível pedagógico, permitindo uma maior facilidade de aquisição de saberes. Através da educação promove-se a oportunidade de desenvolver características como a autoestima, a curiosidade, a iniciativa e a cooperação através de métodos de trabalho muito criativos, com diferentes linguagens expressivas. Por fim, procuraremos mostrar como o olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar, atuando como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. Palavras-chave: cinema, educação, arte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405/276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; v. 1 n. 1 (2013): Revista SCIAS Arte/Educação nº 01; 2-14
2318-8537
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967136096257