Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias Arte/Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678 |
Resumo: | Analisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente. |
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Inclusão social e a cidadania: Biblioteca AcessívelAnalisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678SCIAS - Arte/Educação; n. 4; 50-612318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678/pdfEstender, Antonio CarlosMoura, Natasha VilalbaMacedo, Daniela Luiza deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/678Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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