Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estender, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Natasha Vilalba, Macedo, Daniela Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678
Resumo: Analisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.
id UEMG-1_669915d6bdcde0b8e715e7164b854edb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/678
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling Inclusão social e a cidadania: Biblioteca AcessívelAnalisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678SCIAS - Arte/Educação; n. 4; 50-612318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678/pdfEstender, Antonio CarlosMoura, Natasha VilalbaMacedo, Daniela Luiza deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/678Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
title Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
spellingShingle Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
Estender, Antonio Carlos
title_short Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
title_full Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
title_fullStr Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
title_full_unstemmed Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
title_sort Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível
author Estender, Antonio Carlos
author_facet Estender, Antonio Carlos
Moura, Natasha Vilalba
Macedo, Daniela Luiza de
author_role author
author2 Moura, Natasha Vilalba
Macedo, Daniela Luiza de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estender, Antonio Carlos
Moura, Natasha Vilalba
Macedo, Daniela Luiza de
description Analisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; n. 4; 50-61
2318-8537
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967188525056