Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joseane Giacomelli da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Melo, Amanda Meincke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5050
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5050.68-91. Bibliotecas digitais on-line fazem parte do cotidiano universitário. Apoiam a disseminação do conhecimento produzido em seus diferentes setores e podem ser úteis à modalidade de educação a distância. A acessibilidade desses sistemas é essencial para que todos os interessados possam utilizá-los de maneira autônoma. Esse requisito contemporâneo deve ser contemplado desde sua concepção, o que ainda não é muito comum. Assim, este artigo visa a contribuir ao desenvolvimento de bibliotecas digitais on-line acessíveis. Ele apresenta o desenvolvimento de um protótipo para uma biblioteca digital on-line voltada a um contexto universitário, com ênfase em sua acessibilidade. Como resultado, propõe-se um conjunto de recomendações para a implantação e a manutenção de bibliotecas digitais on-line inclusivas.
id UFES-2_7458daf8c700d116b174dab124de57e5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5050
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino SuperiorDOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5050.68-91. Bibliotecas digitais on-line fazem parte do cotidiano universitário. Apoiam a disseminação do conhecimento produzido em seus diferentes setores e podem ser úteis à modalidade de educação a distância. A acessibilidade desses sistemas é essencial para que todos os interessados possam utilizá-los de maneira autônoma. Esse requisito contemporâneo deve ser contemplado desde sua concepção, o que ainda não é muito comum. Assim, este artigo visa a contribuir ao desenvolvimento de bibliotecas digitais on-line acessíveis. Ele apresenta o desenvolvimento de um protótipo para uma biblioteca digital on-line voltada a um contexto universitário, com ênfase em sua acessibilidade. Como resultado, propõe-se um conjunto de recomendações para a implantação e a manutenção de bibliotecas digitais on-line inclusivas.Universidade Federal do Espírito Santo2014-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/505010.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5050.68-91.Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 68-91Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 68-912317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5050/5577Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joseane Giacomelli daMelo, Amanda Meincke2019-11-18T17:22:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/5050Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:22:13Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
title Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
spellingShingle Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
Silva, Joseane Giacomelli da
title_short Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
title_full Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
title_fullStr Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
title_full_unstemmed Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
title_sort Biblioteca Digital Online Acessível: uma proposta para o Ensino Superior
author Silva, Joseane Giacomelli da
author_facet Silva, Joseane Giacomelli da
Melo, Amanda Meincke
author_role author
author2 Melo, Amanda Meincke
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joseane Giacomelli da
Melo, Amanda Meincke
description DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5050.68-91. Bibliotecas digitais on-line fazem parte do cotidiano universitário. Apoiam a disseminação do conhecimento produzido em seus diferentes setores e podem ser úteis à modalidade de educação a distância. A acessibilidade desses sistemas é essencial para que todos os interessados possam utilizá-los de maneira autônoma. Esse requisito contemporâneo deve ser contemplado desde sua concepção, o que ainda não é muito comum. Assim, este artigo visa a contribuir ao desenvolvimento de bibliotecas digitais on-line acessíveis. Ele apresenta o desenvolvimento de um protótipo para uma biblioteca digital on-line voltada a um contexto universitário, com ênfase em sua acessibilidade. Como resultado, propõe-se um conjunto de recomendações para a implantação e a manutenção de bibliotecas digitais on-line inclusivas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5050
10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5050.68-91.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5050
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5050.68-91.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/5050/5577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 3 n. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 68-91
Management and Connections Journal; Vol. 3 No. 1 (2014): Inovação, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; 68-91
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718232850432