ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Libéria Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lemes, Bianca Xavier, Campos, Nathalia Elisa Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473
Resumo: O presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário.  
id UEMG-1_f9cc10e9c19a2503b3cfd90b72543579
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadoresO presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário.  Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2014-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473SCIAS - Arte/Educação; v. 2 n. 02 (2014): Revista SCIAS Arte/Educação nº 02; 70-842318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473/pdfNeves, Libéria RodriguesLemes, Bianca XavierCampos, Nathalia Elisa Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
title ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
spellingShingle ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
Neves, Libéria Rodrigues
title_short ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
title_full ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
title_fullStr ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
title_full_unstemmed ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
title_sort ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
author Neves, Libéria Rodrigues
author_facet Neves, Libéria Rodrigues
Lemes, Bianca Xavier
Campos, Nathalia Elisa Bruno
author_role author
author2 Lemes, Bianca Xavier
Campos, Nathalia Elisa Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Libéria Rodrigues
Lemes, Bianca Xavier
Campos, Nathalia Elisa Bruno
description O presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; v. 2 n. 02 (2014): Revista SCIAS Arte/Educação nº 02; 70-84
2318-8537
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967144484864