ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias Arte/Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473 |
Resumo: | O presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário. |
id |
UEMG-1_f9cc10e9c19a2503b3cfd90b72543579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473 |
network_acronym_str |
UEMG-1 |
network_name_str |
Scias Arte/Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadoresO presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário. Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2014-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473SCIAS - Arte/Educação; v. 2 n. 02 (2014): Revista SCIAS Arte/Educação nº 02; 70-842318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473/pdfNeves, Libéria RodriguesLemes, Bianca XavierCampos, Nathalia Elisa Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
title |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
spellingShingle |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores Neves, Libéria Rodrigues |
title_short |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
title_full |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
title_fullStr |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
title_full_unstemmed |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
title_sort |
ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores |
author |
Neves, Libéria Rodrigues |
author_facet |
Neves, Libéria Rodrigues Lemes, Bianca Xavier Campos, Nathalia Elisa Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Lemes, Bianca Xavier Campos, Nathalia Elisa Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Libéria Rodrigues Lemes, Bianca Xavier Campos, Nathalia Elisa Bruno |
description |
O presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS - Arte/Educação; v. 2 n. 02 (2014): Revista SCIAS Arte/Educação nº 02; 70-84 2318-8537 reponame:Scias Arte/Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias Arte/Educação |
collection |
Scias Arte/Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistascias@uemg.br |
_version_ |
1799317967144484864 |