Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519 |
Resumo: | O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisa |
id |
UEMG-2_04345f7642bac634c464f53e8e33c4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1519 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?Profissão DocentePolíticas de Valorização DocenteO presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisaEDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/151910.24934/eef.v21i33.1519Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 13-312317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519/1608Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Samantha Dias2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1519Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
title |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
spellingShingle |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? de Lima, Samantha Dias Profissão Docente Políticas de Valorização Docente |
title_short |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
title_full |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
title_fullStr |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
title_full_unstemmed |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
title_sort |
Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning? |
author |
de Lima, Samantha Dias |
author_facet |
de Lima, Samantha Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Samantha Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão Docente Políticas de Valorização Docente |
topic |
Profissão Docente Políticas de Valorização Docente |
description |
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisa |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519 10.24934/eef.v21i33.1519 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i33.1519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519/1608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i33 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469272506368 |