Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Samantha Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519
Resumo: O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisa
id UEMG-2_04345f7642bac634c464f53e8e33c4c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1519
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?Profissão DocentePolíticas de Valorização DocenteO presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisaEDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/151910.24934/eef.v21i33.1519Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 13-312317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519/1608Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Samantha Dias2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1519Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
title Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
spellingShingle Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
de Lima, Samantha Dias
Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
title_short Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
title_full Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
title_fullStr Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
title_full_unstemmed Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
title_sort Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?
author de Lima, Samantha Dias
author_facet de Lima, Samantha Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Samantha Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
topic Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
description O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519
10.24934/eef.v21i33.1519
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1519/1608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Samantha Dias de Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 13-31
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469272506368