O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliozi, Jaqueline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coelho, Geide Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1661
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo. O percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso e a análise dos dados produzidos foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados da investigação apontam que o espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento implementado nas escolas estaduais do Espírito Santo pode contribuir na formação continuada de professores se utilizado para a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, os professores potencializam este momento à medida que dialogam sobre o currículo, os projetos interdisciplinares, o comportamento dos estudantes e outros temas que permeiam a prática docente.Palavras-chave: Planejamento por área. Formação Continuada. Trabalho Coletivo.
id UEMG-2_af6c506dbd925bdb44643af31b1289bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito SantoEscola PúblicaProfissão DocentePolíticas de Valorização DocenteEste trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo. O percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso e a análise dos dados produzidos foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados da investigação apontam que o espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento implementado nas escolas estaduais do Espírito Santo pode contribuir na formação continuada de professores se utilizado para a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, os professores potencializam este momento à medida que dialogam sobre o currículo, os projetos interdisciplinares, o comportamento dos estudantes e outros temas que permeiam a prática docente.Palavras-chave: Planejamento por área. Formação Continuada. Trabalho Coletivo.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/166110.24934/eef.v21i35.1661Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 163-180Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 163-180Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 163-1802317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1661/1922Copyright (c) 2018 Jaqueline Oliozi, Geide Rosa Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliozi, JaquelineCoelho, Geide Rosa2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
title O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
spellingShingle O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
Oliozi, Jaqueline
Escola Pública
Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
title_short O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
title_full O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
title_fullStr O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
title_full_unstemmed O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
title_sort O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo
author Oliozi, Jaqueline
author_facet Oliozi, Jaqueline
Coelho, Geide Rosa
author_role author
author2 Coelho, Geide Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliozi, Jaqueline
Coelho, Geide Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
topic Escola Pública
Profissão Docente
Políticas de Valorização Docente
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo. O percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso e a análise dos dados produzidos foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados da investigação apontam que o espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento implementado nas escolas estaduais do Espírito Santo pode contribuir na formação continuada de professores se utilizado para a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, os professores potencializam este momento à medida que dialogam sobre o currículo, os projetos interdisciplinares, o comportamento dos estudantes e outros temas que permeiam a prática docente.Palavras-chave: Planejamento por área. Formação Continuada. Trabalho Coletivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1661
10.24934/eef.v21i35.1661
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1661
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.1661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1661/1922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jaqueline Oliozi, Geide Rosa Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jaqueline Oliozi, Geide Rosa Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 163-180
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 163-180
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 163-180
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469291380736