Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scatolin, Patrícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes Silva, Ivone Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613
Resumo: O presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes.
id UEMG-2_1059c91202dcaaef9d767d9f4d38ce7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5613
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professoresAdolescentesAprendizagemRelação professor-alunoO presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes.EDUEMG2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/561310.36704/eef.v25i46.5613Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-4262317-00931519-332210.36704/eef.v25i46reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613/4245Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessScatolin, PatríciaMendes Silva, Ivone Maria 2022-08-31T14:47:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5613Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-08-31T14:47Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
title Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
spellingShingle Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
Scatolin, Patrícia
Adolescentes
Aprendizagem
Relação professor-aluno
title_short Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
title_full Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
title_fullStr Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
title_full_unstemmed Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
title_sort Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
author Scatolin, Patrícia
author_facet Scatolin, Patrícia
Mendes Silva, Ivone Maria
author_role author
author2 Mendes Silva, Ivone Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scatolin, Patrícia
Mendes Silva, Ivone Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Aprendizagem
Relação professor-aluno
topic Adolescentes
Aprendizagem
Relação professor-aluno
description O presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613
10.36704/eef.v25i46.5613
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i46.5613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613/4245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426
Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i46
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470334713856