Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613 |
Resumo: | O presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes. |
id |
UEMG-2_1059c91202dcaaef9d767d9f4d38ce7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5613 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professoresAdolescentesAprendizagemRelação professor-alunoO presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes.EDUEMG2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/561310.36704/eef.v25i46.5613Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-4262317-00931519-332210.36704/eef.v25i46reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613/4245Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessScatolin, PatríciaMendes Silva, Ivone Maria 2022-08-31T14:47:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5613Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-08-31T14:47Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
title |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
spellingShingle |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores Scatolin, Patrícia Adolescentes Aprendizagem Relação professor-aluno |
title_short |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
title_full |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
title_fullStr |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
title_full_unstemmed |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
title_sort |
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores |
author |
Scatolin, Patrícia |
author_facet |
Scatolin, Patrícia Mendes Silva, Ivone Maria |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Silva, Ivone Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scatolin, Patrícia Mendes Silva, Ivone Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Aprendizagem Relação professor-aluno |
topic |
Adolescentes Aprendizagem Relação professor-aluno |
description |
O presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613 10.36704/eef.v25i46.5613 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i46.5613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5613/4245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426 Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 403-426 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i46 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470334713856 |