Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250411 |
Resumo: | Este trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão. |
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Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagemInterpersonal relationships in the classroom: the affective aspect in the teaching-learning processAfetividadeEnsino-aprendizagemRelação professor-alunoEste trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Picelli, Beatriz Oliveira2023-08-22T19:17:35Z2023-08-22T19:17:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:22:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:06.722884Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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