Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picelli, Beatriz Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250411
Resumo: Este trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão.
id UNSP_1918bed778ab922224990b2466fba6db
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagemInterpersonal relationships in the classroom: the affective aspect in the teaching-learning processAfetividadeEnsino-aprendizagemRelação professor-alunoEste trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Picelli, Beatriz Oliveira2023-08-22T19:17:35Z2023-08-22T19:17:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:22:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:06.722884Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
Interpersonal relationships in the classroom: the affective aspect in the teaching-learning process
title Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
Picelli, Beatriz Oliveira
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
title_short Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
title_full Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
title_sort Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem
author Picelli, Beatriz Oliveira
author_facet Picelli, Beatriz Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Picelli, Beatriz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
topic Afetividade
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
description Este trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-22T19:17:35Z
2023-08-22T19:17:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250411
url http://hdl.handle.net/11449/250411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129377180844032