Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Váldina Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238
Resumo: A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária.
id UEMG-2_1384964e0dcc81ccb68761f242ed9f46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1238
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and workEducação a DistânciaProfessor FormadorLicenciatura / ELTeacher TrainerUndergraduate Teacher Training Course.A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/123810.24934/eef.v20i30.1238Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 125-1462317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238/1324Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Váldina Gonçalves2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1238Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
title Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
spellingShingle Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
da Costa, Váldina Gonçalves
Educação a Distância
Professor Formador
Licenciatura / EL
Teacher Trainer
Undergraduate Teacher Training Course.
title_short Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
title_full Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
title_fullStr Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
title_full_unstemmed Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
title_sort Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
author da Costa, Váldina Gonçalves
author_facet da Costa, Váldina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Váldina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Professor Formador
Licenciatura / EL
Teacher Trainer
Undergraduate Teacher Training Course.
topic Educação a Distância
Professor Formador
Licenciatura / EL
Teacher Trainer
Undergraduate Teacher Training Course.
description A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238
10.24934/eef.v20i30.1238
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238/1324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468964225024