Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238 |
Resumo: | A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária. |
id |
UEMG-2_1384964e0dcc81ccb68761f242ed9f46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1238 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and workEducação a DistânciaProfessor FormadorLicenciatura / ELTeacher TrainerUndergraduate Teacher Training Course.A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/123810.24934/eef.v20i30.1238Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 125-1462317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238/1324Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Váldina Gonçalves2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1238Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
title |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
spellingShingle |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work da Costa, Váldina Gonçalves Educação a Distância Professor Formador Licenciatura / EL Teacher Trainer Undergraduate Teacher Training Course. |
title_short |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
title_full |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
title_fullStr |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
title_full_unstemmed |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
title_sort |
Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work |
author |
da Costa, Váldina Gonçalves |
author_facet |
da Costa, Váldina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Váldina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Professor Formador Licenciatura / EL Teacher Trainer Undergraduate Teacher Training Course. |
topic |
Educação a Distância Professor Formador Licenciatura / EL Teacher Trainer Undergraduate Teacher Training Course. |
description |
A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238 10.24934/eef.v20i30.1238 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1238/1324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 125-146 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468964225024 |