The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356 |
Resumo: | Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos. |
id |
UEMG-2_174bd8838394d31f9e6a272ddb5144ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6356 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)La analysis de el Qualis: una revisión narrativa de la Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES.Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production.Pós-GraduaçãoProdução científica“Qualis” CAPESOs estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/635610.36704/eef.v25i47.6356Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356/4391Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Tadeu João RibeiroGamboa, Silvio Ancisar Sanchez2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6356Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) La analysis de el Qualis: una revisión narrativa de la Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) |
title |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
spellingShingle |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) Baptista, Tadeu João Ribeiro Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES. Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production. Pós-Graduação Produção científica “Qualis” CAPES |
title_short |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
title_full |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
title_fullStr |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
title_full_unstemmed |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
title_sort |
The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG) |
author |
Baptista, Tadeu João Ribeiro |
author_facet |
Baptista, Tadeu João Ribeiro Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez |
author_role |
author |
author2 |
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Tadeu João Ribeiro Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES. Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production. Pós-Graduação Produção científica “Qualis” CAPES |
topic |
Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES. Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production. Pós-Graduação Produção científica “Qualis” CAPES |
description |
Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356 10.36704/eef.v25i47.6356 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i47.6356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356/4391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i47 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470415454208 |