The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356
Resumo: Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.
id UEMG-2_174bd8838394d31f9e6a272ddb5144ba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6356
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)La analysis de el Qualis: una revisión narrativa de la Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES.Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production.Pós-GraduaçãoProdução científica“Qualis” CAPESOs estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/635610.36704/eef.v25i47.6356Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356/4391Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Tadeu João RibeiroGamboa, Silvio Ancisar Sanchez2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6356Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
La analysis de el Qualis: una revisión narrativa de la Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)
A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)
title The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
spellingShingle The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
Baptista, Tadeu João Ribeiro
Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES.
Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production.
Pós-Graduação
Produção científica
“Qualis” CAPES
title_short The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
title_full The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
title_fullStr The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
title_full_unstemmed The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
title_sort The analysis of “Qualis”: a narrative review of Brazilian Journal of Postgraduate Studies (RBPG)
author Baptista, Tadeu João Ribeiro
author_facet Baptista, Tadeu João Ribeiro
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
author_role author
author2 Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Tadeu João Ribeiro
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES.
Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production.
Pós-Graduação
Produção científica
“Qualis” CAPES
topic Posgraduación. Producción científica. “Qualis” CAPES.
Postgraduate studies. “Qualis” CAPES. Scientific production.
Pós-Graduação
Produção científica
“Qualis” CAPES
description Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356
10.36704/eef.v25i47.6356
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i47.6356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6356/4391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Tadeu João Ribeiro Baptista, Silvio Gamboa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i47
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470415454208