Novo Qualis: impacto na avaliação da produção intelectual dos pesquisadores em administração
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5987 |
Resumo: | Neste estudo analisa-se a avaliação da produção intelectual – artigos publicados em periódicos científicos – dos professores pesquisadores em Administração usando indicadores quantitativos. Em 2015, a CAPES definiu os critérios de um novo Qualis para o quadriênio 2013-2016 que teve efeitos retroativos a 2013, os quais foram alvo de contestação. Com dados coletados dos curriculos Lattes de uma amostra de 97 pesquisadores em Administração e 325 artigos, observa-se o impacto do novo Qualis na pontuação dos pesquisadores. Os resultados mostram que a aplicação do novo Qualis resultou em grande quebra na pontuação científica dos pesquisadores, com eventuais reflexos nos conceitos dos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGAs). Este estudo contribui para o debate sobre a avaliação docente indexada a sistemas que ranqueiam periódicos, o impacto específico do Qualis e a mudança nos critérios Qualis na academia brasileira de Administração. |
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Novo Qualis: impacto na avaliação da produção intelectual dos pesquisadores em administraçãoNew Qualis: impact in the assessment of the intellectual production of management researchersQualisIndexadoresProdução intelectualCAPESNeste estudo analisa-se a avaliação da produção intelectual – artigos publicados em periódicos científicos – dos professores pesquisadores em Administração usando indicadores quantitativos. Em 2015, a CAPES definiu os critérios de um novo Qualis para o quadriênio 2013-2016 que teve efeitos retroativos a 2013, os quais foram alvo de contestação. Com dados coletados dos curriculos Lattes de uma amostra de 97 pesquisadores em Administração e 325 artigos, observa-se o impacto do novo Qualis na pontuação dos pesquisadores. Os resultados mostram que a aplicação do novo Qualis resultou em grande quebra na pontuação científica dos pesquisadores, com eventuais reflexos nos conceitos dos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGAs). Este estudo contribui para o debate sobre a avaliação docente indexada a sistemas que ranqueiam periódicos, o impacto específico do Qualis e a mudança nos critérios Qualis na academia brasileira de Administração.Universidade Federal de Santa CatarinaIC-OnlineCrespi, Tatiane BaseggioPreusler, Taísa ScariotLuna, Nestor AlejandroFerreira, Manuel Portugal2021-08-03T09:40:56Z2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5987por2175-807710.5007/2175-8077.2017v19n47p131info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:08Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:20.500975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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