Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueroa, Júlio Vitorino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944
Resumo: Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.
id UEMG-2_17bf2a88591a3368d551e38e6815f9be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4944
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociaçãoCinemaSistema SocioeducativoSaberesProjeto PedagógicoAdolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/494410.24934/eef.v23i41.4944Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 149-1672317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944/3146Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueroa, Júlio VitorinoOliveira, Luciana2020-12-18T23:09:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4944Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:08Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
title Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
spellingShingle Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
Figueroa, Júlio Vitorino
Cinema
Sistema Socioeducativo
Saberes
Projeto Pedagógico
title_short Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
title_full Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
title_fullStr Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
title_full_unstemmed Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
title_sort Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
author Figueroa, Júlio Vitorino
author_facet Figueroa, Júlio Vitorino
Oliveira, Luciana
author_role author
author2 Oliveira, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueroa, Júlio Vitorino
Oliveira, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Sistema Socioeducativo
Saberes
Projeto Pedagógico
topic Cinema
Sistema Socioeducativo
Saberes
Projeto Pedagógico
description Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944
10.24934/eef.v23i41.4944
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944/3146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470288576512