Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944 |
Resumo: | Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências. |
id |
UEMG-2_17bf2a88591a3368d551e38e6815f9be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4944 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociaçãoCinemaSistema SocioeducativoSaberesProjeto PedagógicoAdolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/494410.24934/eef.v23i41.4944Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 149-1672317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944/3146Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueroa, Júlio VitorinoOliveira, Luciana2020-12-18T23:09:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4944Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:08Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
title |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
spellingShingle |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação Figueroa, Júlio Vitorino Cinema Sistema Socioeducativo Saberes Projeto Pedagógico |
title_short |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
title_full |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
title_fullStr |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
title_full_unstemmed |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
title_sort |
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação |
author |
Figueroa, Júlio Vitorino |
author_facet |
Figueroa, Júlio Vitorino Oliveira, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueroa, Júlio Vitorino Oliveira, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Sistema Socioeducativo Saberes Projeto Pedagógico |
topic |
Cinema Sistema Socioeducativo Saberes Projeto Pedagógico |
description |
Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944 10.24934/eef.v23i41.4944 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4944/3146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 149-167 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470288576512 |