Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491 |
Resumo: | Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule formação e produção de conhecimentos, dando, assim, sentido à própria avaliação, evitando que se converta na única política possível para a área. |
id |
UEMG-2_17e39a6010e5b8539854b2d52368cebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1491 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposiçõesPesquisa educacionalPolítica de pesquisaFormação de pesquisadoresAvaliação.Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule formação e produção de conhecimentos, dando, assim, sentido à própria avaliação, evitando que se converta na única política possível para a área. EDUEMG2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/149110.24934/eef.v19i27.1491Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 173-205Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 173-205Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 173-2052317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491/947Faria Filho, Luciano Mendes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1491Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
title |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
spellingShingle |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições Faria Filho, Luciano Mendes de Pesquisa educacional Política de pesquisa Formação de pesquisadores Avaliação. |
title_short |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
title_full |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
title_fullStr |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
title_sort |
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições |
author |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
author_facet |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Política de pesquisa Formação de pesquisadores Avaliação. |
topic |
Pesquisa educacional Política de pesquisa Formação de pesquisadores Avaliação. |
description |
Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando oferecer sugestões para sua avaliação. Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule formação e produção de conhecimentos, dando, assim, sentido à própria avaliação, evitando que se converta na única política possível para a área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491 10.24934/eef.v19i27.1491 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i27.1491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1491/947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 173-205 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 173-205 Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 173-205 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i27 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469269360640 |