Formação Humana e Espiritualidade em Dostoiévski: Uma Leitura Levinasiana
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
DOI: | 10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p115-134 |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1574 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo problematizar e evidenciar que o amadurecimento espiritual é um aspecto constitutivo dos processos educativos da formação humana e a literatura é um recurso eficaz para pensar a dinâmica desses processos existenciais no âmbito da educação. Dessa forma, desenvolve-se uma análise do uni-verso romanesco de Dostoiévski, especificamente das personagens Sônia e Raskolnikov do romance Crime e castigo, em seus percur-sos existenciais a partir do con-ceito de Rosto de Emmanuel Lévinas. Conclui que as persona-gens do romance dostoieviskiano oferecem substantiva contribuição para pensar processos educativos que visem a Formação Humana que contemplem a dimensão espi-ritual dos indivíduos em sentido antropológico. |
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Formação Humana e Espiritualidade em Dostoiévski: Uma Leitura LevinasianaFilosofia; Educação; Espiritualidade.Formação Humana. Espiritualidade. Rosto. Lévinas. Dostoiévski.O artigo tem por objetivo problematizar e evidenciar que o amadurecimento espiritual é um aspecto constitutivo dos processos educativos da formação humana e a literatura é um recurso eficaz para pensar a dinâmica desses processos existenciais no âmbito da educação. Dessa forma, desenvolve-se uma análise do uni-verso romanesco de Dostoiévski, especificamente das personagens Sônia e Raskolnikov do romance Crime e castigo, em seus percur-sos existenciais a partir do con-ceito de Rosto de Emmanuel Lévinas. Conclui que as persona-gens do romance dostoieviskiano oferecem substantiva contribuição para pensar processos educativos que visem a Formação Humana que contemplem a dimensão espi-ritual dos indivíduos em sentido antropológico.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Chaves, José AfonsoCoutinho, Adriana2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/157410.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p115-134Revista Ágora Filosófica; v. 19, n. 3 (2019): Ética e Filosofia Política; 115-1341982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2019.v19n3reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1574/1325/*ref*/ABBAGNANO. Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2001./*ref*/ANCILLI, Ermanno. Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/BEZERRA, Paulo. Prefácio do tradutor. In: DOSTOIÉVSKI, F. Crime e castigo. São Paulo: Editora 34, 2008./*ref*/BOLLNOW, O. F. Pedagogia e Filosofia da Existência. Petrópolis: Vozes, 1974./*ref*/BOLLNOW, O. F. Filosofia Existencial. Saraiva & C.a Editores. São Paulo, 1946./*ref*/BOLLNOW, O. F. Filosofia de La Esperanza. Compañia General Fabril Editora. Buenos Aires, 1962./*ref*/COUTINHO, Adriana. Educar depois de Lévinas: para uma pedagogia do Rosto. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, 2008 (Dissertação de Mestrado)./*ref*/DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2008./*ref*/FRANK, Joseph. Dostoiévski: Os Anos Milagrosos, 1865-1871. São Paulo: Edusp, 2003./*ref*/FRANK, Joseph. Dostoiévski: O Manto do Profeta, 1871-1881. São Paulo: Edusp, 2007./*ref*/LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 2000./*ref*/LÉVINAS, E. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 2000a./*ref*/PAREYSON, Luigi. Dostoiéski: Filosofia, Romance e Experiência Religiosa. São Paulo: Edusp, 2012./*ref*/RÖHR, F. Educação e Espiritualidade. Campinas: Mercado de Letras, 2013./*ref*/RÖHR, F. Fundamentos epistemológicos da educação na pesquisa em didática e prática do ensino. In: SILVA, Aída; et. al (orgs.). Educação formal e não formal: processos formativos e saberes pedagógicos. Recife: Bagaço, 2006./*ref*/STRINGARI, R. O Eu e o Outro na educação: uma abordagem filosófica a partir de E. Lévinas e E. Dussel. 2007. 78 p. Dissertação de Mestrado, 2007.Direitos autorais 2019 Revista Ágora Filosóficahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1574Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:23.07Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
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