A erística no ensino de ciência
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/84 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a habilidade dos estudantes de nível superior para reconhecer argumentos falaciosos, detectando afirmações inválidas apresentadas em textos pseudo-científicos, e para compreender o processo de construção da ciência como algo rico e criativo, diferentemente de meras conclusões presentes em livros didáticos. A metodologia de pesquisa é baseada em estudo de caso, envolvendo estudantes de ciências exatas e humanas, aos quais foi distribuído um texto pseudo-científico para análise. Nenhum estudante foi capaz de detectar os estratagemas inválidos contidos no texto, apesar de alguns perceberem certos exageros. Recomenda-se aliar o ensino de filosofia ao de ciência - particularmente a utilização da Erística de Schopenhauer - para desenvolver a habilidade dos estudantes em reconhecer argumentos falaciosos. |
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