O trágico e o riso na arte da travessia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ricardo José Camêlo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/70
Resumo: A natureza do riso é desde sempre um mistério à compreensão do pensamento ocidental. Associado à sabedoria num momento e às ações inferiores noutro, sua história está tramada às diversas manifestações culturais, com importantes implicações éticas e artísticas. Por esse viés estético, ele surge na obra de Nietzsche como notável elemento pedagógico. Em “A gaia ciência” o pensador traça alguns dos elementos pedagógicos contidos no riso, que posteriormente será santificado pelo Zaratustra.  O caráter libertário e de leveza nele contidos contrastam com o caráter de peso e aniquilação do trágico. Qual o papel pedagógico do riso? Qual é o sentido do riso? Há nele um aspecto corretivo? Essas são as dúvidas que queremos discutir ao longo do texto.
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