FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Cruz, Mirian Margarete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martiniak, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32298
Resumo: trabalho apresenta uma análise dos programas destinados à formação continuada de professores alfabetizadores que antecederam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que vem sendo efetivado pelo Ministério da Educação, nos estados brasileiros e Distrito Federal, desde 2013. Assim, delineou-se como problema central para o desenvolvimento dessa pesquisa a seguinte questão norteadora: como se efetivou a implementação dos programas para formação continuada de professores alfabetizadores no período de 1990 até 2013? Para o desenvolvimento da pesquisa foi definido como objetivo geral: analisar a implementação dos programas para formação continuada de professores que antecederam o atual programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como aporte teórico autores que tratam das questões da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da pesquisa bibliográfica, a análise das fontes, relacionadas à temática do estudo, permitiu analisar as intenções e os múltiplos determinantes que engendram a formação continuada de professores. O eixo teórico-metodológico é expresso pelo materialismo histórico-dialético, na medida em que possibilita a análise da totalidade, evidenciando as contradições existentes na sociedade capitalista. Os resultados apontaram os limites e avanços na política de formação de professores alfabetizadores, propostos pelos programas. O desenvolvimento de políticas voltadas para a formação de professores é um passo essencial para mudarmos o panorama educacional e contribuirmos para uma educação realmente emancipadora e que garanta a aprendizagem e nossos alunos. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.
id UEM-11_5edaacdcd7e6ff5db73e9b2c89bdcff0
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32298
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORESPolíticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.Formação continuada de Professores Alfabetizadorestrabalho apresenta uma análise dos programas destinados à formação continuada de professores alfabetizadores que antecederam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que vem sendo efetivado pelo Ministério da Educação, nos estados brasileiros e Distrito Federal, desde 2013. Assim, delineou-se como problema central para o desenvolvimento dessa pesquisa a seguinte questão norteadora: como se efetivou a implementação dos programas para formação continuada de professores alfabetizadores no período de 1990 até 2013? Para o desenvolvimento da pesquisa foi definido como objetivo geral: analisar a implementação dos programas para formação continuada de professores que antecederam o atual programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como aporte teórico autores que tratam das questões da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da pesquisa bibliográfica, a análise das fontes, relacionadas à temática do estudo, permitiu analisar as intenções e os múltiplos determinantes que engendram a formação continuada de professores. O eixo teórico-metodológico é expresso pelo materialismo histórico-dialético, na medida em que possibilita a análise da totalidade, evidenciando as contradições existentes na sociedade capitalista. Os resultados apontaram os limites e avanços na política de formação de professores alfabetizadores, propostos pelos programas. O desenvolvimento de políticas voltadas para a formação de professores é um passo essencial para mudarmos o panorama educacional e contribuirmos para uma educação realmente emancipadora e que garanta a aprendizagem e nossos alunos. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.Universidade Estadual de Maringá2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3229810.4025/tpe.v19i3.32298Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMPereira da Cruz, Mirian MargareteMartiniak, Vera Lúciaporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T16:26:07Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32298Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.891432Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Pereira da Cruz, Mirian Margarete
Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.
Formação continuada de Professores Alfabetizadores
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
author Pereira da Cruz, Mirian Margarete
author_facet Pereira da Cruz, Mirian Margarete
Martiniak, Vera Lúcia
author_role author
author2 Martiniak, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Cruz, Mirian Margarete
Martiniak, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.
Formação continuada de Professores Alfabetizadores
topic Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.
Formação continuada de Professores Alfabetizadores
description trabalho apresenta uma análise dos programas destinados à formação continuada de professores alfabetizadores que antecederam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que vem sendo efetivado pelo Ministério da Educação, nos estados brasileiros e Distrito Federal, desde 2013. Assim, delineou-se como problema central para o desenvolvimento dessa pesquisa a seguinte questão norteadora: como se efetivou a implementação dos programas para formação continuada de professores alfabetizadores no período de 1990 até 2013? Para o desenvolvimento da pesquisa foi definido como objetivo geral: analisar a implementação dos programas para formação continuada de professores que antecederam o atual programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como aporte teórico autores que tratam das questões da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da pesquisa bibliográfica, a análise das fontes, relacionadas à temática do estudo, permitiu analisar as intenções e os múltiplos determinantes que engendram a formação continuada de professores. O eixo teórico-metodológico é expresso pelo materialismo histórico-dialético, na medida em que possibilita a análise da totalidade, evidenciando as contradições existentes na sociedade capitalista. Os resultados apontaram os limites e avanços na política de formação de professores alfabetizadores, propostos pelos programas. O desenvolvimento de políticas voltadas para a formação de professores é um passo essencial para mudarmos o panorama educacional e contribuirmos para uma educação realmente emancipadora e que garanta a aprendizagem e nossos alunos. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação continuada de professores. Alfabetização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32298
10.4025/tpe.v19i3.32298
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32298
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v19i3.32298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157303705600