A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Ellen Michelle Barbosa de, Lima, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4600
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a formação Stricto Sensu e as possíveis relações com a constituição e desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam na educação básica da rede pública do Distrito Federal. A partir disso, questiona-se: Qual seria a relação da formação stricto sensu com a constituição da autonomia no trabalho docente? Como os mestres e doutores, que atuam na educação básica, relacionam formação e autonomia no trabalho docente? De base qualitativa, a pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico dialético e os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionário. É possível inferir, a partir das análises, que a formação stricto sensu é um potencializador do desenvolvimento da autonomia, pois possibilita que o professor tenha melhores condições de definir o que ensinar, como ensinar e porque ensinar, compreendendo sua função no processo de formação da humanidade nos indivíduos.
id UEMG-2_24e21bee84eef03700a68e7940308e2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4600
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveisPesquisa científicaPós-graduaçãoDocência na educação básica.O artigo tem como objetivo analisar a formação Stricto Sensu e as possíveis relações com a constituição e desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam na educação básica da rede pública do Distrito Federal. A partir disso, questiona-se: Qual seria a relação da formação stricto sensu com a constituição da autonomia no trabalho docente? Como os mestres e doutores, que atuam na educação básica, relacionam formação e autonomia no trabalho docente? De base qualitativa, a pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico dialético e os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionário. É possível inferir, a partir das análises, que a formação stricto sensu é um potencializador do desenvolvimento da autonomia, pois possibilita que o professor tenha melhores condições de definir o que ensinar, como ensinar e porque ensinar, compreendendo sua função no processo de formação da humanidade nos indivíduos.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/460010.24934/eef.v24i42.4600Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 300-317Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 300-317Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 300-3172317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4600/3352Copyright (c) 2021 Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dayse Kelly Barreiros deMoura, Ellen Michelle Barbosa deLima, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4600Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
title A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
spellingShingle A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
Pesquisa científica
Pós-graduação
Docência na educação básica.
title_short A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
title_full A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
title_fullStr A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
title_full_unstemmed A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
title_sort A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
author Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
author_facet Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Lima, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de
author_role author
author2 Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Lima, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Lima, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa científica
Pós-graduação
Docência na educação básica.
topic Pesquisa científica
Pós-graduação
Docência na educação básica.
description O artigo tem como objetivo analisar a formação Stricto Sensu e as possíveis relações com a constituição e desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam na educação básica da rede pública do Distrito Federal. A partir disso, questiona-se: Qual seria a relação da formação stricto sensu com a constituição da autonomia no trabalho docente? Como os mestres e doutores, que atuam na educação básica, relacionam formação e autonomia no trabalho docente? De base qualitativa, a pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico dialético e os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionário. É possível inferir, a partir das análises, que a formação stricto sensu é um potencializador do desenvolvimento da autonomia, pois possibilita que o professor tenha melhores condições de definir o que ensinar, como ensinar e porque ensinar, compreendendo sua função no processo de formação da humanidade nos indivíduos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4600
10.24934/eef.v24i42.4600
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4600
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4600/3352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 300-317
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 300-317
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 300-317
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469849223168