A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494 |
Resumo: | O artigo aborda a importância do campo de estudo da História da Educação Básica para a área da Educação, objetivando apresentar e discutir a importância da linha “História da Educação Básica-NEB-PPEB”. Para tanto, é feito um apanhado sobre a conceituação e o histórico da constituição das linhas de pesquisas. Aliado a isso, é feita a demonstração de como esses cursos estão distribuídos pelo território nacional. Bem como, é discutido a importância das linhas de pesquisas para o crescimento da pesquisa e o aumento dos programas de pós-graduação (PPGs), utilizando como referência a linha de pesquisa da História da Educação (HE) como exemplo. E, por fim, é apresentado o histórico da criação da linha de pesquisa “História da Educação Básica” do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), evidenciando as problemáticas envolvidas na construção de uma linha de pesquisa na área de HE e apresentando perspectivas da linha de “História da Educação na Amazônia” como parte do projeto de educação nacional. |
id |
UFPR-4_77d164bbd27cc7324f1c2bbdaca87fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87494 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensuEducação; História da EducaçãoHistória da Educação Básica; Escola Básica; Linhas de Pesquisas; Pós-Graduação Stricto Sensu.História da EducaçãoO artigo aborda a importância do campo de estudo da História da Educação Básica para a área da Educação, objetivando apresentar e discutir a importância da linha “História da Educação Básica-NEB-PPEB”. Para tanto, é feito um apanhado sobre a conceituação e o histórico da constituição das linhas de pesquisas. Aliado a isso, é feita a demonstração de como esses cursos estão distribuídos pelo território nacional. Bem como, é discutido a importância das linhas de pesquisas para o crescimento da pesquisa e o aumento dos programas de pós-graduação (PPGs), utilizando como referência a linha de pesquisa da História da Educação (HE) como exemplo. E, por fim, é apresentado o histórico da criação da linha de pesquisa “História da Educação Básica” do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), evidenciando as problemáticas envolvidas na construção de uma linha de pesquisa na área de HE e apresentando perspectivas da linha de “História da Educação na Amazônia” como parte do projeto de educação nacional.UFPRLobato, Vivian SilvaCosta, Renato PinheiroRosário, Maria José Aviz2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87494Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87494Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e874941984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494/50906https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494/50907Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:18:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/87494Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:18:23Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
title |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
spellingShingle |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Lobato, Vivian Silva Educação; História da Educação História da Educação Básica; Escola Básica; Linhas de Pesquisas; Pós-Graduação Stricto Sensu. História da Educação |
title_short |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
title_full |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
title_fullStr |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
title_full_unstemmed |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
title_sort |
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu |
author |
Lobato, Vivian Silva |
author_facet |
Lobato, Vivian Silva Costa, Renato Pinheiro Rosário, Maria José Aviz |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Renato Pinheiro Rosário, Maria José Aviz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Vivian Silva Costa, Renato Pinheiro Rosário, Maria José Aviz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História da Educação História da Educação Básica; Escola Básica; Linhas de Pesquisas; Pós-Graduação Stricto Sensu. História da Educação |
topic |
Educação; História da Educação História da Educação Básica; Escola Básica; Linhas de Pesquisas; Pós-Graduação Stricto Sensu. História da Educação |
description |
O artigo aborda a importância do campo de estudo da História da Educação Básica para a área da Educação, objetivando apresentar e discutir a importância da linha “História da Educação Básica-NEB-PPEB”. Para tanto, é feito um apanhado sobre a conceituação e o histórico da constituição das linhas de pesquisas. Aliado a isso, é feita a demonstração de como esses cursos estão distribuídos pelo território nacional. Bem como, é discutido a importância das linhas de pesquisas para o crescimento da pesquisa e o aumento dos programas de pós-graduação (PPGs), utilizando como referência a linha de pesquisa da História da Educação (HE) como exemplo. E, por fim, é apresentado o histórico da criação da linha de pesquisa “História da Educação Básica” do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), evidenciando as problemáticas envolvidas na construção de uma linha de pesquisa na área de HE e apresentando perspectivas da linha de “História da Educação na Amazônia” como parte do projeto de educação nacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494/50906 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87494/50907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87494 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87494 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87494 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900843376640 |