Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, André Luiz Gaspari
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Fabrício Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262
Resumo: Com este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem 
id UEMG-2_2cffb4fce71f37154fa5726188ce0673
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1262
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of languageProfissão DocenteEducação PúblicaEscola PúblicaCom este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem EDUEMG2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/126210.24934/eef.v20i31.1262Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 73-942317-00931519-332210.24934/eef.v20i31reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262/1421Madureira, André Luiz Gasparida Silva, Fabrício Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T20:23:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1262Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:23:20Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
title Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
spellingShingle Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
Madureira, André Luiz Gaspari
Profissão Docente
Educação Pública
Escola Pública
title_short Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
title_full Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
title_fullStr Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
title_full_unstemmed Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
title_sort Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
author Madureira, André Luiz Gaspari
author_facet Madureira, André Luiz Gaspari
da Silva, Fabrício Oliveira
author_role author
author2 da Silva, Fabrício Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, André Luiz Gaspari
da Silva, Fabrício Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente
Educação Pública
Escola Pública
topic Profissão Docente
Educação Pública
Escola Pública
description Com este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262
10.24934/eef.v20i31.1262
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i31.1262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262/1421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94
Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i31
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468973662208