Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262 |
Resumo: | Com este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem |
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Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of languageProfissão DocenteEducação PúblicaEscola PúblicaCom este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem EDUEMG2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/126210.24934/eef.v20i31.1262Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 73-94Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 73-942317-00931519-332210.24934/eef.v20i31reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1262/1421Madureira, André Luiz Gasparida Silva, Fabrício Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T20:23:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1262Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:23:20Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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