Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paglia, Rerlen Ricardo Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paglia, Edmilson Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455
Resumo: Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.
id UEMG-2_3293604c9d3c8ea69ab58e298ad9f141
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1455
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the FieldPráticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/145510.24934/eef.v21i34.1455Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 79-1022317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455/1786Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Pagliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaglia, Rerlen Ricardo SilvaPaglia, Edmilson Cezar2018-09-25T15:47:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1455Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:47:26Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
title Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
spellingShingle Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
Paglia, Rerlen Ricardo Silva
Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.
title_short Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
title_full Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
title_fullStr Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
title_full_unstemmed Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
title_sort Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
author Paglia, Rerlen Ricardo Silva
author_facet Paglia, Rerlen Ricardo Silva
Paglia, Edmilson Cezar
author_role author
author2 Paglia, Edmilson Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paglia, Rerlen Ricardo Silva
Paglia, Edmilson Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.
topic Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.
description Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455
10.24934/eef.v21i34.1455
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455/1786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Paglia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Paglia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469260972032