Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455 |
Resumo: | Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local. |
id |
UEMG-2_3293604c9d3c8ea69ab58e298ad9f141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1455 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the FieldPráticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/145510.24934/eef.v21i34.1455Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 79-1022317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455/1786Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Pagliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaglia, Rerlen Ricardo SilvaPaglia, Edmilson Cezar2018-09-25T15:47:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1455Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:47:26Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
title |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
spellingShingle |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field Paglia, Rerlen Ricardo Silva Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal. |
title_short |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
title_full |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
title_fullStr |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
title_full_unstemmed |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
title_sort |
Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field |
author |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva |
author_facet |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Paglia, Edmilson Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal. |
topic |
Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal. |
description |
Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455 10.24934/eef.v21i34.1455 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1455/1786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Paglia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rerlen Ricardo Silva Paglia, Edmilson Cezar Paglia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 79-102 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469260972032 |