Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paglia, Rerlen Ricardo Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pillotto, Silvia Sell Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803
Resumo: O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar  o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal.
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