Possibilidades formativas da literatura infantil como arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Benedita de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade.
id UEMG-2_3d354c0203bb4e9a2168cdf1dd9fa611
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Possibilidades formativas da literatura infantil como arteFormação de professoresLiteratura infantilPráticas pedagógicasArte - educação.Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade.EDUEMG2015-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/38910.24934/eef.v18i25.389Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 33-532317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389/757Almeida, Benedita deÁvila, Keissiane Michelotti Geittenes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
title Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
spellingShingle Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
Almeida, Benedita de
Formação de professores
Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Arte - educação.
title_short Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
title_full Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
title_fullStr Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
title_full_unstemmed Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
title_sort Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
author Almeida, Benedita de
author_facet Almeida, Benedita de
Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de
author_role author
author2 Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Benedita de
Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Arte - educação.
topic Formação de professores
Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Arte - educação.
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389
10.24934/eef.v18i25.389
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i25.389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389/757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53
Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i25
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468870901760