Possibilidades formativas da literatura infantil como arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade. |
id |
UEMG-2_3d354c0203bb4e9a2168cdf1dd9fa611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arteFormação de professoresLiteratura infantilPráticas pedagógicasArte - educação.Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade.EDUEMG2015-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/38910.24934/eef.v18i25.389Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 33-532317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389/757Almeida, Benedita deÁvila, Keissiane Michelotti Geittenes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
title |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
spellingShingle |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte Almeida, Benedita de Formação de professores Literatura infantil Práticas pedagógicas Arte - educação. |
title_short |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
title_full |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
title_fullStr |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
title_full_unstemmed |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
title_sort |
Possibilidades formativas da literatura infantil como arte |
author |
Almeida, Benedita de |
author_facet |
Almeida, Benedita de Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Benedita de Ávila, Keissiane Michelotti Geittenes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Literatura infantil Práticas pedagógicas Arte - educação. |
topic |
Formação de professores Literatura infantil Práticas pedagógicas Arte - educação. |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389 10.24934/eef.v18i25.389 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v18i25.389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/389/757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53 Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53 Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 33-53 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v18i25 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468870901760 |