READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corsino, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528
Resumo: This article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all.
id UFT-4_c64ce7a4fd81b8639ff6d8d5ad9012fb
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7528
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICESLECTURA "BARBA AZUL" EN LA SALA DE LECTURA DE LA ESCUELA: PRÁCTICAS DE LECTURA Y EXPERIENCIA DE LITERATURALENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURAliteraturasala de leituraescolapráticas de leituraThis article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all. 628/5000   Este artículo parte de las discusiones de una tesis que analiza el trabajo con literatura infantil en la sala de lectura de una escuela pública. En la introducción, defiende la idea de la lectura literaria como una experiencia que permanece en el lector. Luego analiza las prácticas de lectura social que se han cruzado con el tiempo y que, cuando se vuelven a indicar en la escuela, pueden favorecer el diálogo de los niños con la literatura. Finalmente, analiza eventos en los que una maestra conduce con sus alumnos la lectura oral del Cuento Barba Azul de Perrault, abriendo espacios para conversaciones al respecto y contribuyendo a la formación de lectura de todos. Este artigo parte de discussões de uma tese que analisou o trabalho com a literatura infantil da sala de leitura de uma escola pública. Na introdução, defende a ideia da leitura literária enquanto experiência que permanece no leitor.  Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Por fim, analisa eventos nos quais uma professora realiza com seus alunos a leitura oralizada do conto Barba Azul, de Perrault, abrindo espaços de conversas sobre ele e contribuindo para a formação leitora de todos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/752810.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 226 - 2502179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528/15961Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravassos, Sônia Maria Milone de Freitas TravassosCorsino, Patricia2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7528Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
LECTURA "BARBA AZUL" EN LA SALA DE LECTURA DE LA ESCUELA: PRÁCTICAS DE LECTURA Y EXPERIENCIA DE LITERATURA
LENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA
title READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
spellingShingle READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
literatura
sala de leitura
escola
práticas de leitura
title_short READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
title_full READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
title_fullStr READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
title_full_unstemmed READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
title_sort READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
author Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
author_facet Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
Corsino, Patricia
author_role author
author2 Corsino, Patricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
Corsino, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
sala de leitura
escola
práticas de leitura
topic literatura
sala de leitura
escola
práticas de leitura
description This article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528/15961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 226 - 250
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994510987264