READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528 |
Resumo: | This article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all. |
id |
UFT-4_c64ce7a4fd81b8639ff6d8d5ad9012fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7528 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICESLECTURA "BARBA AZUL" EN LA SALA DE LECTURA DE LA ESCUELA: PRÁCTICAS DE LECTURA Y EXPERIENCIA DE LITERATURALENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURAliteraturasala de leituraescolapráticas de leituraThis article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all. 628/5000 Este artículo parte de las discusiones de una tesis que analiza el trabajo con literatura infantil en la sala de lectura de una escuela pública. En la introducción, defiende la idea de la lectura literaria como una experiencia que permanece en el lector. Luego analiza las prácticas de lectura social que se han cruzado con el tiempo y que, cuando se vuelven a indicar en la escuela, pueden favorecer el diálogo de los niños con la literatura. Finalmente, analiza eventos en los que una maestra conduce con sus alumnos la lectura oral del Cuento Barba Azul de Perrault, abriendo espacios para conversaciones al respecto y contribuyendo a la formación de lectura de todos. Este artigo parte de discussões de uma tese que analisou o trabalho com a literatura infantil da sala de leitura de uma escola pública. Na introdução, defende a ideia da leitura literária enquanto experiência que permanece no leitor. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Por fim, analisa eventos nos quais uma professora realiza com seus alunos a leitura oralizada do conto Barba Azul, de Perrault, abrindo espaços de conversas sobre ele e contribuindo para a formação leitora de todos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/752810.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 226 - 2502179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528/15961Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravassos, Sônia Maria Milone de Freitas TravassosCorsino, Patricia2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7528Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES LECTURA "BARBA AZUL" EN LA SALA DE LECTURA DE LA ESCUELA: PRÁCTICAS DE LECTURA Y EXPERIENCIA DE LITERATURA LENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA |
title |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
spellingShingle |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos literatura sala de leitura escola práticas de leitura |
title_short |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
title_full |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
title_fullStr |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
title_full_unstemmed |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
title_sort |
READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES |
author |
Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos |
author_facet |
Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos Corsino, Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Corsino, Patricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Travassos, Sônia Maria Milone de Freitas Travassos Corsino, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura sala de leitura escola práticas de leitura |
topic |
literatura sala de leitura escola práticas de leitura |
description |
This article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7528/15961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 226 - 250 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994510987264 |