“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua, Karla Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526
Resumo: DossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro.
id UEMG-2_4007e33a5f61b991ea789548b6493410
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenasEscola IndígenaFormação InterculturalProfessores/as PataxóDossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro.EDUEMG2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/52610.24934/eef.v17i23.526Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 125-1502317-00931519-332210.24934/eef.v17i23reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526/352Pádua, Karla Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
title “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
spellingShingle “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
Pádua, Karla Cunha
Escola Indígena
Formação Intercultural
Professores/as Pataxó
title_short “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
title_full “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
title_fullStr “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
title_full_unstemmed “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
title_sort “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
author Pádua, Karla Cunha
author_facet Pádua, Karla Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua, Karla Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Indígena
Formação Intercultural
Professores/as Pataxó
topic Escola Indígena
Formação Intercultural
Professores/as Pataxó
description DossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526
10.24934/eef.v17i23.526
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i23.526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526/352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150
Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i23
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468900261888