“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526 |
Resumo: | DossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro. |
id |
UEMG-2_4007e33a5f61b991ea789548b6493410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenasEscola IndígenaFormação InterculturalProfessores/as PataxóDossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro.EDUEMG2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/52610.24934/eef.v17i23.526Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 125-1502317-00931519-332210.24934/eef.v17i23reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526/352Pádua, Karla Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
title |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
spellingShingle |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas Pádua, Karla Cunha Escola Indígena Formação Intercultural Professores/as Pataxó |
title_short |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
title_full |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
title_fullStr |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
title_full_unstemmed |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
title_sort |
“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas |
author |
Pádua, Karla Cunha |
author_facet |
Pádua, Karla Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pádua, Karla Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Indígena Formação Intercultural Professores/as Pataxó |
topic |
Escola Indígena Formação Intercultural Professores/as Pataxó |
description |
DossiêResumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526 10.24934/eef.v17i23.526 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v17i23.526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/526/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 17 No. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150 Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150 Educação em Foco; v. 17 n. 23 (2014): Educação em Foco; 125-150 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v17i23 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468900261888 |