O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v12i13.74 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 |
Resumo: | Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família. |
id |
UEMG-2_4a1839c3d66bd91cbccbb5f99cbb5bae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/74 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
spelling |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letrasAtual modelo de avaliação da CAPESprodutivismointensificação do trabalhosíndromes de etiologias variadas.Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7410.24934/eef.v12i13.74Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 29-522317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74/109Oliveira, Maria Auxiliadora MonteiroFreitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/74Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
spellingShingle |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
title_short |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_full |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_fullStr |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_full_unstemmed |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_sort |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
author |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro |
author_facet |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
topic |
Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
description |
Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 10.24934/eef.v12i13.74 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i13 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1822179433095626752 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.74 |