O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 |
Resumo: | Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família. |
id |
UEMG-2_4a1839c3d66bd91cbccbb5f99cbb5bae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/74 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letrasAtual modelo de avaliação da CAPESprodutivismointensificação do trabalhosíndromes de etiologias variadas.Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7410.24934/eef.v12i13.74Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 29-522317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74/109Oliveira, Maria Auxiliadora MonteiroFreitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/74Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
spellingShingle |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
title_short |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_full |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_fullStr |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_full_unstemmed |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
title_sort |
O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras |
author |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro |
author_facet |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro Freitas, Maria Virgínia Monteiro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
topic |
Atual modelo de avaliação da CAPES produtivismo intensificação do trabalho síndromes de etiologias variadas. |
description |
Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 10.24934/eef.v12i13.74 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/74/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 29-52 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i13 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468435742720 |