O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchetti,Lucídio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100014
Resumo: Este texto, dividido em duas partes, focaliza o Processo de Bolonha e suas repercussões sobre o trabalho dos professores de universidades europeias, com destaque para o processo de intensificação do trabalho desses docentes. Similarmente ao ocorrido no Brasil, a partir do predomínio do chamado "Modelo CAPES de Avaliação e Fomento", os professores europeus sentem o peso e os efeitos do denominado "produtivismo acadêmico". A parte central do texto reproduz entrevista concedida pelo professor Josep M. Blanch,1 da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Suas reflexões e revelações a respeito da implementação de Bolonha na UAB, em particular, e nas universidades europeias, em geral, servem como efeito-demonstração da implantação e da (pré)visualização dos resultados de um processo caracterizado pela heteronomia. Também compõe o texto uma breve apresentação, por meio da qual se visa contextualizar a temática da entrevista.
id CEDES-1_68e4eabae1a71e625b3b3920a75f355c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000100014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. BlanchProcesso de BolonhaIntensificação do trabalho docenteProdutivismo acadêmicoEste texto, dividido em duas partes, focaliza o Processo de Bolonha e suas repercussões sobre o trabalho dos professores de universidades europeias, com destaque para o processo de intensificação do trabalho desses docentes. Similarmente ao ocorrido no Brasil, a partir do predomínio do chamado "Modelo CAPES de Avaliação e Fomento", os professores europeus sentem o peso e os efeitos do denominado "produtivismo acadêmico". A parte central do texto reproduz entrevista concedida pelo professor Josep M. Blanch,1 da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Suas reflexões e revelações a respeito da implementação de Bolonha na UAB, em particular, e nas universidades europeias, em geral, servem como efeito-demonstração da implantação e da (pré)visualização dos resultados de um processo caracterizado pela heteronomia. Também compõe o texto uma breve apresentação, por meio da qual se visa contextualizar a temática da entrevista.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100014Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBianchetti,Lucídiopor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
title O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
spellingShingle O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
Bianchetti,Lucídio
Processo de Bolonha
Intensificação do trabalho docente
Produtivismo acadêmico
title_short O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
title_full O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
title_fullStr O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
title_full_unstemmed O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
title_sort O processo de bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
author Bianchetti,Lucídio
author_facet Bianchetti,Lucídio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchetti,Lucídio
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Bolonha
Intensificação do trabalho docente
Produtivismo acadêmico
topic Processo de Bolonha
Intensificação do trabalho docente
Produtivismo acadêmico
description Este texto, dividido em duas partes, focaliza o Processo de Bolonha e suas repercussões sobre o trabalho dos professores de universidades europeias, com destaque para o processo de intensificação do trabalho desses docentes. Similarmente ao ocorrido no Brasil, a partir do predomínio do chamado "Modelo CAPES de Avaliação e Fomento", os professores europeus sentem o peso e os efeitos do denominado "produtivismo acadêmico". A parte central do texto reproduz entrevista concedida pelo professor Josep M. Blanch,1 da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Suas reflexões e revelações a respeito da implementação de Bolonha na UAB, em particular, e nas universidades europeias, em geral, servem como efeito-demonstração da implantação e da (pré)visualização dos resultados de um processo caracterizado pela heteronomia. Também compõe o texto uma breve apresentação, por meio da qual se visa contextualizar a temática da entrevista.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.110 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554829701120