Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Mário de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870
Resumo: Esta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa?  De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica.
id UEMG-2_5282b28a4a85e819153f862a5e2933a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e culturaPedagogia MíticaImaginárioEducaçãoSensibilidadeCida PedrosaEsta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa?  De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/487010.24934/eef.v23i41.4870Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 128-1482317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870/3189Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Clécia Juliana Gomes PereiraCarvalho, Mário de Faria2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
title Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
spellingShingle Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira
Pedagogia Mítica
Imaginário
Educação
Sensibilidade
Cida Pedrosa
title_short Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
title_full Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
title_fullStr Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
title_full_unstemmed Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
title_sort Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
author Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira
author_facet Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira
Carvalho, Mário de Faria
author_role author
author2 Carvalho, Mário de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira
Carvalho, Mário de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Mítica
Imaginário
Educação
Sensibilidade
Cida Pedrosa
topic Pedagogia Mítica
Imaginário
Educação
Sensibilidade
Cida Pedrosa
description Esta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa?  De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870
10.24934/eef.v23i41.4870
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870/3189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470277042176