Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870 |
Resumo: | Esta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa? De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica. |
id |
UEMG-2_5282b28a4a85e819153f862a5e2933a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e culturaPedagogia MíticaImaginárioEducaçãoSensibilidadeCida PedrosaEsta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa? De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/487010.24934/eef.v23i41.4870Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 128-1482317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870/3189Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Clécia Juliana Gomes PereiraCarvalho, Mário de Faria2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
title |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
spellingShingle |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira Pedagogia Mítica Imaginário Educação Sensibilidade Cida Pedrosa |
title_short |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
title_full |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
title_fullStr |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
title_full_unstemmed |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
title_sort |
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura |
author |
Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira |
author_facet |
Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira Carvalho, Mário de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Mário de Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Clécia Juliana Gomes Pereira Carvalho, Mário de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Mítica Imaginário Educação Sensibilidade Cida Pedrosa |
topic |
Pedagogia Mítica Imaginário Educação Sensibilidade Cida Pedrosa |
description |
Esta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa? De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870 10.24934/eef.v23i41.4870 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4870/3189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 128-148 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470277042176 |