Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philippi, Carolina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.36704/eef.v26i49.6988
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6988
Resumo: Este artigo tematiza a movimentação funcional, política e as ações de reforma encampadas por Luiz Trindade em Santa Catarina entre as décadas de 1920 e 1930. Para tanto, tomou como fontes os ofícios expedidos pela Diretoria Instrução e pelo Departamento de Educação, a imprensa periódica e a legislação da época. O referencial teórico mobilizado considerou o estudo das práticas como operações (CERTEAU, 1985) e sua categorização em estratégias e táticas (CERTEAU, 2009), bem como a potencialidade do mapeamento das redes de sociabilidades (SIRINELLI, 1996) para entendimento dos deslizamentos políticos e disputas empreendidas pelo sujeito. Como conclusões, destacou os efeitos dos arranjos políticos nas disputas travadas na instrução, na atuação de Luiz Trindade e na historiografia a seu respeito.
id UEMG-2_581545df1da5a2949fd019da82c95f44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
spelling Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)Reformas da Instrução PúblicaHistória da EducaçãoBurocracia EducacionalEste artigo tematiza a movimentação funcional, política e as ações de reforma encampadas por Luiz Trindade em Santa Catarina entre as décadas de 1920 e 1930. Para tanto, tomou como fontes os ofícios expedidos pela Diretoria Instrução e pelo Departamento de Educação, a imprensa periódica e a legislação da época. O referencial teórico mobilizado considerou o estudo das práticas como operações (CERTEAU, 1985) e sua categorização em estratégias e táticas (CERTEAU, 2009), bem como a potencialidade do mapeamento das redes de sociabilidades (SIRINELLI, 1996) para entendimento dos deslizamentos políticos e disputas empreendidas pelo sujeito. Como conclusões, destacou os efeitos dos arranjos políticos nas disputas travadas na instrução, na atuação de Luiz Trindade e na historiografia a seu respeito.EDUEMG2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/698810.36704/eef.v26i49.6988Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)2317-009310.36704/eef.v26i49reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6988/4649Copyright (c) 2023 Carolina Philippiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPhilippi, Carolina2023-07-19T14:39:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-07-19T14:39:13Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
title Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
spellingShingle Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
Philippi, Carolina
Reformas da Instrução Pública
História da Educação
Burocracia Educacional
Philippi, Carolina
Reformas da Instrução Pública
História da Educação
Burocracia Educacional
title_short Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
title_full Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
title_fullStr Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
title_full_unstemmed Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
title_sort Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)
author Philippi, Carolina
author_facet Philippi, Carolina
Philippi, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Philippi, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas da Instrução Pública
História da Educação
Burocracia Educacional
topic Reformas da Instrução Pública
História da Educação
Burocracia Educacional
description Este artigo tematiza a movimentação funcional, política e as ações de reforma encampadas por Luiz Trindade em Santa Catarina entre as décadas de 1920 e 1930. Para tanto, tomou como fontes os ofícios expedidos pela Diretoria Instrução e pelo Departamento de Educação, a imprensa periódica e a legislação da época. O referencial teórico mobilizado considerou o estudo das práticas como operações (CERTEAU, 1985) e sua categorização em estratégias e táticas (CERTEAU, 2009), bem como a potencialidade do mapeamento das redes de sociabilidades (SIRINELLI, 1996) para entendimento dos deslizamentos políticos e disputas empreendidas pelo sujeito. Como conclusões, destacou os efeitos dos arranjos políticos nas disputas travadas na instrução, na atuação de Luiz Trindade e na historiografia a seu respeito.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6988
10.36704/eef.v26i49.6988
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6988
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i49.6988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6988/4649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Carolina Philippi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Carolina Philippi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
Educação em Foco; v. 26 n. 49 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua)
2317-0093
10.36704/eef.v26i49
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1822180440758288384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36704/eef.v26i49.6988