A burocracia disputada : expedientes e rotinas no gerenciamento da instrução (Santa Catarina, 1911 - 1940)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638713 |
Resumo: | Orientador: André Luiz Paulilo |
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A burocracia disputada : expedientes e rotinas no gerenciamento da instrução (Santa Catarina, 1911 - 1940)Bureaucracy in dispute : expedients and routines in instruction management (Santa Catarina, 1911 - 1940)Educação - HistóriaReforma do ensino - Brasil - HistóriaEducaçãoBurocraciaEducation - HistoryEducation reform - Brazil - HistoryEducationBureaucracyOrientador: André Luiz PauliloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese tem como objeto as rotinas e expedientes da instrução pública em Santa Catarina entre 1911 e 1940. Objetivou o rastreamento das práticas mobilizadas pelos sujeitos políticos que se articularam aos órgãos de gerenciamento do ensino no período. Foram eles: a Diretoria Geral da Instrução Pública (1911 ¿ 1935); o Departamento de Educação (1935 ¿ 1938) e a Superintendência Geral do Ensino (1938 ¿ 1940). Para tanto, foi analisada uma série documental composta por ofícios expedidos e recebidos pelos supracitados órgãos, relatórios de governo, mensagens de governadores, relatórios de diretoria, jornais e periódicos educacionais. Interessou a composição de uma ampla série que proporcionasse o mapeamento das continuidades e dos desvios (CERTEAU, 2002) para apreensão da lida e da constituição da burocracia educacional como um lugar de mando no ensino catarinense. Foram centrais nessa apreensão a conceituação de práticas e sua categorização em estratégias e táticas tal qual apresentada por Michel de Certeau (2009; 1985). Importaram também os estudos acerca da burocracia, sobretudo os de Formosinho (2007) que permitiram aquilatar a configuração do campo de atuação burocrático como local de disputa e atuação política. Ao final da análise, concluiu-se ser o lugar estratégico de gerenciamento de ensino em Santa Catarina disputado e cerceado por hierarquias. Elas foram importantes para a constituição da carreira docente e burocrática do estado, como também para o estabelecimento de redes específicas de sociabilidades (SIRINELLI, 1996) em seu interior. Coube também destacar que os efeitos dessa constituição do mando atuaram catapultando ou cerceando atuações políticas de sujeitos específicos que, em alguns casos, galgaram sua movimentação funcional por outras viasAbstract: The objects of this thesis are the routines and management expedients of public education in the State of Santa Catarina, Brazil between 1911 and 1940. It aims to track practices employed by political subjects associated to the educational management agencies of the time. They were: the General Board of Public Instruction (1911-1935), the Department of Education (1935-1938) and the General Superintendence of Education (1938-1940). For this purpose, a documental series consisting of office letters issued and received by the aforementioned agencies, government reports, governors¿ communications, board reports, newspapers and educational periodicals. It was of interest to compose a series so comprehensive as to provide the mapping of continuity and deviations (Certeau, 2002) to grasp the activity and constitution of educational bureaucracy as a place of command in the state¿s education. The concepts of Michel de Certeau (2009; 1985) were central in the process of apprehension of practices and their categorization in strategies and tactics. Also very important were the studies about bureaucracy, mainly those by Formosinho (2007), which enabled the measurement of the bureaucratic venue as a place of dispute and political action. In the end of the analysis, it is concluded that the strategic place of management of education in Santa Catarina is disputable and bounded by hierarchies. Those were important for the constitution of the educator and state bureaucrat¿s careers, besides the establishment of specific networks of sociability (Sirinelli, 1996) within them. It was also of relevance to highlight that such constitution of command acted by catapulting or curtailing the political actions of given subjects, who, in some cases, managed their functional movement by other waysDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCNPQ141335/2016-5[s.n.]Paulilo, André Luiz, 1975-Rocha, Heloísa Helena PimentaCunha, Maria Teresa SantosVidal, Diana GonçalvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPhilippi, Carolina Cechella, 1990-20202020-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638713PHILIPPI, Carolina Cechella. A burocracia disputada: expedientes e rotinas no gerenciamento da instrução (Santa Catarina, 1911 - 1940). 2020. 1 recurso online (293 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638713. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128630Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T10:56:11Zoai::1128630Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-19T10:56:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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