A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v19i28.689 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689 |
Resumo: | Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior. |
id |
UEMG-2_5acafe782294cc519515d9c03b48f74e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/689 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
spelling |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídasPrática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior. EDUEMG2016-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/68910.24934/eef.v19i28.689Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 187-2102317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689/982Lauxen, Sirlei de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/689Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
title |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
spellingShingle |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas Lauxen, Sirlei de Lourdes Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior. Lauxen, Sirlei de Lourdes Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior. |
title_short |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
title_full |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
title_fullStr |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
title_sort |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas |
author |
Lauxen, Sirlei de Lourdes |
author_facet |
Lauxen, Sirlei de Lourdes Lauxen, Sirlei de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauxen, Sirlei de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior. |
topic |
Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior. |
description |
Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689 10.24934/eef.v19i28.689 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i28.689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689/982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210 Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i28 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1822179433213067266 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24934/eef.v19i28.689 |