A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauxen, Sirlei de Lourdes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689
Resumo: Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior.
id UEMG-2_5acafe782294cc519515d9c03b48f74e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/689
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídasPrática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior. EDUEMG2016-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/68910.24934/eef.v19i28.689Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 187-2102317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689/982Lauxen, Sirlei de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/689Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
title A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
spellingShingle A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
Lauxen, Sirlei de Lourdes
Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.
title_short A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
title_full A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
title_fullStr A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
title_full_unstemmed A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
title_sort A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas
author Lauxen, Sirlei de Lourdes
author_facet Lauxen, Sirlei de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauxen, Sirlei de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.
topic Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.
description Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689
10.24934/eef.v19i28.689
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i28.689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/689/982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210
Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 187-210
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i28
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468931719168