A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro Ciríaco, Klinger
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bonfim da Silva, Gabrielly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442
Resumo: Este estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores.
id UEMG-2_5d4827b53688570d03fdbdfc0a25bb32
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5442
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professorasFormação Inicial de ProfessoresPsicologia da Educação MatemáticaPesquisa em Educação MatemáticaEste estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/544210.24934/eef.v24i43.5442Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-1972317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442/3668Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro Ciríaco, KlingerBonfim da Silva, Gabrielly2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5442Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
title A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
spellingShingle A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
Teodoro Ciríaco, Klinger
Formação Inicial de Professores
Psicologia da Educação Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
title_short A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
title_full A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
title_fullStr A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
title_full_unstemmed A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
title_sort A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
author Teodoro Ciríaco, Klinger
author_facet Teodoro Ciríaco, Klinger
Bonfim da Silva, Gabrielly
author_role author
author2 Bonfim da Silva, Gabrielly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro Ciríaco, Klinger
Bonfim da Silva, Gabrielly
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Psicologia da Educação Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
topic Formação Inicial de Professores
Psicologia da Educação Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
description Este estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442
10.24934/eef.v24i43.5442
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.5442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442/3668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470309548032