A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442 |
Resumo: | Este estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores. |
id |
UEMG-2_5d4827b53688570d03fdbdfc0a25bb32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5442 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professorasFormação Inicial de ProfessoresPsicologia da Educação MatemáticaPesquisa em Educação MatemáticaEste estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/544210.24934/eef.v24i43.5442Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-1972317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442/3668Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro Ciríaco, KlingerBonfim da Silva, Gabrielly2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5442Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
title |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
spellingShingle |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras Teodoro Ciríaco, Klinger Formação Inicial de Professores Psicologia da Educação Matemática Pesquisa em Educação Matemática |
title_short |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
title_full |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
title_fullStr |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
title_sort |
A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras |
author |
Teodoro Ciríaco, Klinger |
author_facet |
Teodoro Ciríaco, Klinger Bonfim da Silva, Gabrielly |
author_role |
author |
author2 |
Bonfim da Silva, Gabrielly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro Ciríaco, Klinger Bonfim da Silva, Gabrielly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Psicologia da Educação Matemática Pesquisa em Educação Matemática |
topic |
Formação Inicial de Professores Psicologia da Educação Matemática Pesquisa em Educação Matemática |
description |
Este estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442 10.24934/eef.v24i43.5442 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.5442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5442/3668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Klinger Teodoro Ciríaco, Gabrielly Bonfim da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 176-197 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470309548032 |