Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhoque, Janete Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Weiss, Cláudia Suéli, Neitzel, Adair de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752
Resumo: O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada.
id UEMG-2_5d5730e13eb6edc8032a33cadb44e9e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary textsMediação de leituraLiteraturaTextos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/175210.24934/eef.v20i30.1752Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 247-2662317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752/1331Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNhoque, Janete RibeiroWeiss, Cláudia SuéliNeitzel, Adair de Aguiar2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
title Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
spellingShingle Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
Nhoque, Janete Ribeiro
Mediação de leitura
Literatura
Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.
title_short Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
title_full Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
title_fullStr Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
title_full_unstemmed Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
title_sort Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
author Nhoque, Janete Ribeiro
author_facet Nhoque, Janete Ribeiro
Weiss, Cláudia Suéli
Neitzel, Adair de Aguiar
author_role author
author2 Weiss, Cláudia Suéli
Neitzel, Adair de Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhoque, Janete Ribeiro
Weiss, Cláudia Suéli
Neitzel, Adair de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura
Literatura
Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.
topic Mediação de leitura
Literatura
Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.
description O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752
10.24934/eef.v20i30.1752
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752/1331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469303963648