Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752 |
Resumo: | O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada. |
id |
UEMG-2_5d5730e13eb6edc8032a33cadb44e9e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary textsMediação de leituraLiteraturaTextos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/175210.24934/eef.v20i30.1752Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 247-2662317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752/1331Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNhoque, Janete RibeiroWeiss, Cláudia SuéliNeitzel, Adair de Aguiar2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
title |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
spellingShingle |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts Nhoque, Janete Ribeiro Mediação de leitura Literatura Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts. |
title_short |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
title_full |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
title_fullStr |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
title_full_unstemmed |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
title_sort |
Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts |
author |
Nhoque, Janete Ribeiro |
author_facet |
Nhoque, Janete Ribeiro Weiss, Cláudia Suéli Neitzel, Adair de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Weiss, Cláudia Suéli Neitzel, Adair de Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nhoque, Janete Ribeiro Weiss, Cláudia Suéli Neitzel, Adair de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação de leitura Literatura Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts. |
topic |
Mediação de leitura Literatura Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts. |
description |
O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752 10.24934/eef.v20i30.1752 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1752/1331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 247-266 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469303963648 |