Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Dayse Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schindhelm, Virginia Georg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/302
Resumo: Sexualidade é uma construção social relacionada ao poder e à regulação, ainda hoje, polêmica na escola. A escola reproduz um processo social de ocultação ou de mistificação de experiências acerca do sexual dos pequenos, que constroem suas concepções na relação individual e social nos seus primeiros anos de vida. A forma como uma aprendizagem é estruturada marca além do seu conteúdo real. Não é diferente para a sexualidade infantil. Esse olhar muda a perspectiva do currículo pressionando de uma aprendizagem cognitiva narrativa para uma aprendizagem narrativa de gerenciamento da vida, conforme nos alerta Goodson. O trabalho investigativo entrelaçou dados de observação participante, narrativas das crianças e da equipe pedagógica, utilizando como suporte teórico principal teses de Foucault, Louro e Weeks. Os resultados desvelaram ocultamentos e silenciamentos do(a)s educadore(a)s acerca da temática e evidenciaram aprendizagens narrativas dos adultos que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual.
id UEMG-2_6028c2791aab460ee579748f8d2d3f7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantileducação infantilcurrículogênero e sexualidadeaprendizagens narrativasSexualidade é uma construção social relacionada ao poder e à regulação, ainda hoje, polêmica na escola. A escola reproduz um processo social de ocultação ou de mistificação de experiências acerca do sexual dos pequenos, que constroem suas concepções na relação individual e social nos seus primeiros anos de vida. A forma como uma aprendizagem é estruturada marca além do seu conteúdo real. Não é diferente para a sexualidade infantil. Esse olhar muda a perspectiva do currículo pressionando de uma aprendizagem cognitiva narrativa para uma aprendizagem narrativa de gerenciamento da vida, conforme nos alerta Goodson. O trabalho investigativo entrelaçou dados de observação participante, narrativas das crianças e da equipe pedagógica, utilizando como suporte teórico principal teses de Foucault, Louro e Weeks. Os resultados desvelaram ocultamentos e silenciamentos do(a)s educadore(a)s acerca da temática e evidenciaram aprendizagens narrativas dos adultos que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual.EDUEMG2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/30210.24934/eef.v18i25.302Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 55-75Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 55-75Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 55-752317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/302/750Hora, Dayse MartinsSchindhelm, Virginia Georginfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
title Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
spellingShingle Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
Hora, Dayse Martins
educação infantil
currículo
gênero e sexualidade
aprendizagens narrativas
title_short Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
title_full Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
title_fullStr Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
title_full_unstemmed Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
title_sort Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil
author Hora, Dayse Martins
author_facet Hora, Dayse Martins
Schindhelm, Virginia Georg
author_role author
author2 Schindhelm, Virginia Georg
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Dayse Martins
Schindhelm, Virginia Georg
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
currículo
gênero e sexualidade
aprendizagens narrativas
topic educação infantil
currículo
gênero e sexualidade
aprendizagens narrativas
description Sexualidade é uma construção social relacionada ao poder e à regulação, ainda hoje, polêmica na escola. A escola reproduz um processo social de ocultação ou de mistificação de experiências acerca do sexual dos pequenos, que constroem suas concepções na relação individual e social nos seus primeiros anos de vida. A forma como uma aprendizagem é estruturada marca além do seu conteúdo real. Não é diferente para a sexualidade infantil. Esse olhar muda a perspectiva do currículo pressionando de uma aprendizagem cognitiva narrativa para uma aprendizagem narrativa de gerenciamento da vida, conforme nos alerta Goodson. O trabalho investigativo entrelaçou dados de observação participante, narrativas das crianças e da equipe pedagógica, utilizando como suporte teórico principal teses de Foucault, Louro e Weeks. Os resultados desvelaram ocultamentos e silenciamentos do(a)s educadore(a)s acerca da temática e evidenciaram aprendizagens narrativas dos adultos que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/302
10.24934/eef.v18i25.302
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/302
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i25.302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/302/750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 55-75
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 55-75
Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 55-75
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i25
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468850978816