Reflexões sobre a avaliação das aprendizagens matemáticas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisama de Jesus Gonzaga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31488
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como as metodologias utilizadas pelo/a educador/a contribuem para o acompanhamento das aprendizagens matemáticas da criança na pré-escola. Para isso, buscou-se responder a seguinte questão: De que modo a avaliação utilizada pelo/a educador/a da Educação Infantil pode auxiliá-lo para mediar o processo de construção das aprendizagens matemáticas da criança na pré-escola? Autores e documentos da área de Educação Infantil (ELKIND, 1978; KUHLMANN JR, 2000; BACELAR, 2009; KISHIMOTO, 2010; SANTOS, RIBEIRO, VARANDAS, 2014), da Avaliação da Aprendizagem (HOFFMANN, 1996; VILLAS BOAS, 2001; LUCKESI, 2011; SOUSA, 2014), da Aprendizagem Matemática (SMOLE, 2003; MUNIZ, 2010; KAMII, 2012) que fundamentaram a parte teórica e analítica deste trabalho. A viabilização do trabalho ocorreu por meio da pesquisa descritiva com a utilização de questionário composto de questões subjetivas. Aceitaram participar da pesquisa quatro educadoras, as quais atribuímos nomes fictícios de Margarida, Rosa, Lírio e Girassol, professoras efetivas da rede pública de Educação do Município de Salvador que atuam com crianças dos Grupos 4 e 5. Estas responderam as cinco questões do questionário, contribuindo para elucidar nossas inquietudes de pesquisa sobre: concepção de avaliação da aprendizagem, avaliação na Educação Infantil, estratégias de mediação dos saberes matemático e registros das aprendizagens. Os achados da pesquisa apresentaram a concepção de avaliação como acompanhamento e não como classificação em que as educadoras entendem a criança como um ser integral que sempre aprende e que precisa de mediação. Disseram ainda que buscam diversificar as atividades para que os campos de experiência possam proporcionar aprendizagens diversas e potencializar as aprendizagens. Também descreveram que a matemática está presente nas atividades cotidianas de contagem, de arrumação do espaço, de localização, de trabalho com jogos, sempre mediada por brincadeiras e atividades lúdicas. As educadoras também refletiram que a avaliação contribui para que possam pensar e melhorar suas práticas avaliativas e demonstraram compreender o que é avaliação e como é importante sua utilização nesta etapa do desenvolvimento da criança, aproveitando os saberes matemáticos do cotidiano. De modo geral, este trabalho atende seu objetivo quando nos faz repensar as diversas linguagens da criança, a sua cultura e no quanto as práticas pedagógicas poderão favorecer esta construção autônoma de saberes matemáticos pela criança, desde que a avaliação possa ser uma aliada do/a educador/a. Concluí por meio deste trabalho que as aprendizagens matemáticas devem ser favorecidas de modo contínuo pelo/a educador/a em meio às brincadeiras, e no brincar livre, mas buscar mediar a criança nesta construção de saberes não significa ficar de braços cruzados, alheios às suas necessidades educativas, é sim avaliar todas as ações com o intuito de ajudá-las a promover aprendizagens significativas com qualidade.
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Estas responderam as cinco questões do questionário, contribuindo para elucidar nossas inquietudes de pesquisa sobre: concepção de avaliação da aprendizagem, avaliação na Educação Infantil, estratégias de mediação dos saberes matemático e registros das aprendizagens. Os achados da pesquisa apresentaram a concepção de avaliação como acompanhamento e não como classificação em que as educadoras entendem a criança como um ser integral que sempre aprende e que precisa de mediação. Disseram ainda que buscam diversificar as atividades para que os campos de experiência possam proporcionar aprendizagens diversas e potencializar as aprendizagens. Também descreveram que a matemática está presente nas atividades cotidianas de contagem, de arrumação do espaço, de localização, de trabalho com jogos, sempre mediada por brincadeiras e atividades lúdicas. 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Concluí por meio deste trabalho que as aprendizagens matemáticas devem ser favorecidas de modo contínuo pelo/a educador/a em meio às brincadeiras, e no brincar livre, mas buscar mediar a criança nesta construção de saberes não significa ficar de braços cruzados, alheios às suas necessidades educativas, é sim avaliar todas as ações com o intuito de ajudá-las a promover aprendizagens significativas com qualidade.Submitted by Elisama Santos (elisamajg@gmail.com) on 2020-02-10T21:47:59Z No. of bitstreams: 1 TCC Elisama.pdf: 547195 bytes, checksum: e99643de7dffe36a1a2e76d4f09d9e32 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-02-27T17:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Elisama.pdf: 547195 bytes, checksum: e99643de7dffe36a1a2e76d4f09d9e32 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-27T17:15:55Z (GMT). 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