A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares. |
id |
UEMG-2_684aea8c810c35f37a422f59f3d71486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1783 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high schoolexcelência escolarensino médiosociologia da educação / school excellencehigh schoolsociology of educationNeste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/178310.24934/eef.v20i30.1783Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 189-2082317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783/1327Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Lisandra OggNogueira, Maria Alice2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1783Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
title |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
spellingShingle |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school Gomes, Lisandra Ogg excelência escolar ensino médio sociologia da educação / school excellence high school sociology of education |
title_short |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
title_full |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
title_fullStr |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
title_full_unstemmed |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
title_sort |
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school |
author |
Gomes, Lisandra Ogg |
author_facet |
Gomes, Lisandra Ogg Nogueira, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Lisandra Ogg Nogueira, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
excelência escolar ensino médio sociologia da educação / school excellence high school sociology of education |
topic |
excelência escolar ensino médio sociologia da educação / school excellence high school sociology of education |
description |
Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783 10.24934/eef.v20i30.1783 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783/1327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469309206528 |