A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lisandra Ogg
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.
id UEMG-2_684aea8c810c35f37a422f59f3d71486
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1783
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high schoolexcelência escolarensino médiosociologia da educação / school excellencehigh schoolsociology of educationNeste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/178310.24934/eef.v20i30.1783Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 189-2082317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783/1327Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Lisandra OggNogueira, Maria Alice2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1783Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
title A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
spellingShingle A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
Gomes, Lisandra Ogg
excelência escolar
ensino médio
sociologia da educação / school excellence
high school
sociology of education
title_short A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
title_full A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
title_fullStr A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
title_full_unstemmed A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
title_sort A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
author Gomes, Lisandra Ogg
author_facet Gomes, Lisandra Ogg
Nogueira, Maria Alice
author_role author
author2 Nogueira, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lisandra Ogg
Nogueira, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv excelência escolar
ensino médio
sociologia da educação / school excellence
high school
sociology of education
topic excelência escolar
ensino médio
sociologia da educação / school excellence
high school
sociology of education
description Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783
10.24934/eef.v20i30.1783
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1783/1327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 189-208
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469309206528