Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871 |
Resumo: | Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes. |
id |
UEMG-2_688ae678ba2562eaa0bb6eb28a8f0b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1871 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of artmediaçãoartes visuaisescolamuseuformação de professoresEsse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/187110.24934/eef.v19i29.1871Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 61-822317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871/1038Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Rachel de SousaRezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1871Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
title |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
spellingShingle |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art Vianna, Rachel de Sousa mediação artes visuais escola museu formação de professores |
title_short |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
title_full |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
title_fullStr |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
title_full_unstemmed |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
title_sort |
Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art |
author |
Vianna, Rachel de Sousa |
author_facet |
Vianna, Rachel de Sousa Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Rachel de Sousa Rezende, Raquel Jacqueline Emerenciana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mediação artes visuais escola museu formação de professores |
topic |
mediação artes visuais escola museu formação de professores |
description |
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871 10.24934/eef.v19i29.1871 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i29.1871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1871/1038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82 Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 61-82 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i29 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469322838016 |