A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1082 |
Resumo: | O presente artigo resulta de investigações colhidas em pesquisa fundamentada em experiências filosóficas, no curso de Mestrado em Educação, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Norteia-se a presente pesquisa pelo pressuposto de que uma aula como experiência filosófica se trabalha em sentido oposto ao ensino de Filosofia estritamente enciclopédico. Por ensino enciclopédico entende-se um ensino de Filosofia que valoriza esterilmente a memorização de conteúdos filosóficos e de sistemas filosóficos, destituído da necessária preocupação com uma assimilação vital por parte do estudante em relação aos conteúdos estudados, para que tais conhecimentos se identifiquem com a realidade em que esses mesmos alunos vivem. As reflexões aqui apresentadas foram construída a partir das contribuições de Nietzsche, assim como nas de Deleuze e Guattari, sem perder de vista as principais orientações das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Os sujeitos de pesquisa são estudantes da disciplina de Filosofia de colégios do norte do Paraná. Os dados foram analisados segundo conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes do Ensino Médio entendem a relevância de uma aula de Filosofia que propicia não apenas a memorização de conteúdos filosóficos, mas uma experiência da criação conceitual de que nos fala Deleuze e Guattari. |
id |
UEMG-2_6d094a49edff7be378073d89a60f9286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1082 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁEnsino de FilosofiaExperiências FilosóficasDiretrizes Curriculares de Filosofia.O presente artigo resulta de investigações colhidas em pesquisa fundamentada em experiências filosóficas, no curso de Mestrado em Educação, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Norteia-se a presente pesquisa pelo pressuposto de que uma aula como experiência filosófica se trabalha em sentido oposto ao ensino de Filosofia estritamente enciclopédico. Por ensino enciclopédico entende-se um ensino de Filosofia que valoriza esterilmente a memorização de conteúdos filosóficos e de sistemas filosóficos, destituído da necessária preocupação com uma assimilação vital por parte do estudante em relação aos conteúdos estudados, para que tais conhecimentos se identifiquem com a realidade em que esses mesmos alunos vivem. As reflexões aqui apresentadas foram construída a partir das contribuições de Nietzsche, assim como nas de Deleuze e Guattari, sem perder de vista as principais orientações das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Os sujeitos de pesquisa são estudantes da disciplina de Filosofia de colégios do norte do Paraná. Os dados foram analisados segundo conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes do Ensino Médio entendem a relevância de uma aula de Filosofia que propicia não apenas a memorização de conteúdos filosóficos, mas uma experiência da criação conceitual de que nos fala Deleuze e Guattari.EDUEMG2016-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/108210.24934/eef.v19i28.1082Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 17-46Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 17-46Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 17-462317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1082/976Gabriel, Fábio AntonioBaccon, Ana Lúcia Pereirade Souza, Antonio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1082Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
title |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
spellingShingle |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ Gabriel, Fábio Antonio Ensino de Filosofia Experiências Filosóficas Diretrizes Curriculares de Filosofia. |
title_short |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
title_full |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
title_fullStr |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
title_sort |
A AULA DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: REFLEXÕES PARTINDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE NIETZSCHE, DELEUZE, GUATTARI E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ |
author |
Gabriel, Fábio Antonio |
author_facet |
Gabriel, Fábio Antonio Baccon, Ana Lúcia Pereira de Souza, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Baccon, Ana Lúcia Pereira de Souza, Antonio Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Fábio Antonio Baccon, Ana Lúcia Pereira de Souza, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia Experiências Filosóficas Diretrizes Curriculares de Filosofia. |
topic |
Ensino de Filosofia Experiências Filosóficas Diretrizes Curriculares de Filosofia. |
description |
O presente artigo resulta de investigações colhidas em pesquisa fundamentada em experiências filosóficas, no curso de Mestrado em Educação, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Norteia-se a presente pesquisa pelo pressuposto de que uma aula como experiência filosófica se trabalha em sentido oposto ao ensino de Filosofia estritamente enciclopédico. Por ensino enciclopédico entende-se um ensino de Filosofia que valoriza esterilmente a memorização de conteúdos filosóficos e de sistemas filosóficos, destituído da necessária preocupação com uma assimilação vital por parte do estudante em relação aos conteúdos estudados, para que tais conhecimentos se identifiquem com a realidade em que esses mesmos alunos vivem. As reflexões aqui apresentadas foram construída a partir das contribuições de Nietzsche, assim como nas de Deleuze e Guattari, sem perder de vista as principais orientações das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Os sujeitos de pesquisa são estudantes da disciplina de Filosofia de colégios do norte do Paraná. Os dados foram analisados segundo conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes do Ensino Médio entendem a relevância de uma aula de Filosofia que propicia não apenas a memorização de conteúdos filosóficos, mas uma experiência da criação conceitual de que nos fala Deleuze e Guattari. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1082 10.24934/eef.v19i28.1082 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1082 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i28.1082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1082/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 17-46 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 17-46 Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 17-46 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i28 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468945350656 |