Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752 |
Resumo: | Materiais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde. |
id |
UEMG-2_736aeeca79e73900144f29883da8ce2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4752 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do CanadáEducação em SaúdeComunicação em SaúdeSaúde BucalMateriais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/475210.24934/eef.v24i43.4752Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-3792317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752/3680Copyright (c) 2021 Lucas Emanoel Oliveira Costa, Angélica Maria Cupertino Lopes Marinho, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lucas Emanoel OliveiraMarinho, Angélica Maria Cupertino LopesAbreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães2021-08-30T15:41:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4752Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
title |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
spellingShingle |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá Costa, Lucas Emanoel Oliveira Educação em Saúde Comunicação em Saúde Saúde Bucal |
title_short |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
title_full |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
title_fullStr |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
title_full_unstemmed |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
title_sort |
Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá |
author |
Costa, Lucas Emanoel Oliveira |
author_facet |
Costa, Lucas Emanoel Oliveira Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lucas Emanoel Oliveira Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Comunicação em Saúde Saúde Bucal |
topic |
Educação em Saúde Comunicação em Saúde Saúde Bucal |
description |
Materiais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752 10.24934/eef.v24i43.4752 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.4752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752/3680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469870194688 |