Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lucas Emanoel Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes, Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752
Resumo: Materiais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde.
id UEMG-2_736aeeca79e73900144f29883da8ce2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4752
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do CanadáEducação em SaúdeComunicação em SaúdeSaúde BucalMateriais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/475210.24934/eef.v24i43.4752Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-3792317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752/3680Copyright (c) 2021 Lucas Emanoel Oliveira Costa, Angélica Maria Cupertino Lopes Marinho, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lucas Emanoel OliveiraMarinho, Angélica Maria Cupertino LopesAbreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães2021-08-30T15:41:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4752Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
title Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
spellingShingle Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
Costa, Lucas Emanoel Oliveira
Educação em Saúde
Comunicação em Saúde
Saúde Bucal
title_short Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
title_full Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
title_fullStr Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
title_full_unstemmed Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
title_sort Clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal do Brasil e do Canadá
author Costa, Lucas Emanoel Oliveira
author_facet Costa, Lucas Emanoel Oliveira
Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes
Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães
author_role author
author2 Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes
Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lucas Emanoel Oliveira
Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes
Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Comunicação em Saúde
Saúde Bucal
topic Educação em Saúde
Comunicação em Saúde
Saúde Bucal
description Materiais educativos em saúde devem ser desenvolvidos de forma que a comunicação com indivíduos e populações aconteça de forma clara e efetiva. Esse estudo objetivou avaliar a clareza na comunicação de materiais educativos em saúde bucal, disponibilizados online para as populações em geral em dois contextos socioculturais distintos, o Brasil e o Canadá. Foram avaliados dois materiais educativos em saúde bucal editados na última década pelo setor público desses países. Três avaliadores aplicaram os critérios da versão original do instrumento Clear Communication Index (CDC-CCI), bem como da versão validada a língua portuguesa. A avaliação final de cada material foi feita por consenso. Os escores de avaliação dos materiais resultaram em um percentual de 90% e 95% de adequação aos critérios do CDC-CCI, respectivamente para o material do Brasil e Canadá. Conclui-se que ambos materiais apresentaram percentual de conformidade satisfatório em relação à clareza na comunicação em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752
10.24934/eef.v24i43.4752
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.4752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4752/3680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 360-379
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469870194688