Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71 |
Resumo: | Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal. |
id |
UEMG-2_7408f908bb2d6e169bbdcd40f0a40d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em umeducação a distânciadisciplina semipresencialambiente virtual de aprendizagemmoodle.Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.EDUEMG2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7110.24934/eef.v2i12.71Educação em Foco; Vol. 11 No. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132Educação em Foco; Vol. 11 Núm. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132Educação em Foco; v. 11 n. 12 (2008): Educação em Foco; 117-1322317-00931519-332210.24934/eef.v2i12reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71/101Rosa, Sirléia Ferreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T20:32:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:32:16Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
title |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
spellingShingle |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um Rosa, Sirléia Ferreira da Silva educação a distância disciplina semipresencial ambiente virtual de aprendizagem moodle. |
title_short |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
title_full |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
title_fullStr |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
title_full_unstemmed |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
title_sort |
Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um |
author |
Rosa, Sirléia Ferreira da Silva |
author_facet |
Rosa, Sirléia Ferreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sirléia Ferreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância disciplina semipresencial ambiente virtual de aprendizagem moodle. |
topic |
educação a distância disciplina semipresencial ambiente virtual de aprendizagem moodle. |
description |
Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71 10.24934/eef.v2i12.71 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v2i12.71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71/101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 11 No. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132 Educação em Foco; Vol. 11 Núm. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132 Educação em Foco; v. 11 n. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v2i12 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468430499840 |