Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sirléia Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71
Resumo: Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.
id UEMG-2_7408f908bb2d6e169bbdcd40f0a40d75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em umeducação a distânciadisciplina semipresencialambiente virtual de aprendizagemmoodle.Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.EDUEMG2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7110.24934/eef.v2i12.71Educação em Foco; Vol. 11 No. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132Educação em Foco; Vol. 11 Núm. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132Educação em Foco; v. 11 n. 12 (2008): Educação em Foco; 117-1322317-00931519-332210.24934/eef.v2i12reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71/101Rosa, Sirléia Ferreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T20:32:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:32:16Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
title Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
spellingShingle Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
Rosa, Sirléia Ferreira da Silva
educação a distância
disciplina semipresencial
ambiente virtual de aprendizagem
moodle.
title_short Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
title_full Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
title_fullStr Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
title_full_unstemmed Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
title_sort Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
author Rosa, Sirléia Ferreira da Silva
author_facet Rosa, Sirléia Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sirléia Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
disciplina semipresencial
ambiente virtual de aprendizagem
moodle.
topic educação a distância
disciplina semipresencial
ambiente virtual de aprendizagem
moodle.
description Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71
10.24934/eef.v2i12.71
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71
identifier_str_mv 10.24934/eef.v2i12.71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/71/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 11 No. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132
Educação em Foco; Vol. 11 Núm. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132
Educação em Foco; v. 11 n. 12 (2008): Educação em Foco; 117-132
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v2i12
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468430499840