Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582 |
Resumo: | Resumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior. Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade. |
id |
UEMG-2_7430e42d26b33907f80d18281061d7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5582 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino SuperiorBranquitudeEducaçãoRacismoSubjetividadeResumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior. Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/558210.36704/eef.v25i45.5582Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-1812317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582/3979Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Nunes, Adelina MalvinaDiniz, Margareth 2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5582Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
title |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
spellingShingle |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior Barbosa Nunes, Adelina Malvina Branquitude Educação Racismo Subjetividade |
title_short |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
title_full |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
title_fullStr |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
title_sort |
Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior |
author |
Barbosa Nunes, Adelina Malvina |
author_facet |
Barbosa Nunes, Adelina Malvina Diniz, Margareth |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Margareth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Nunes, Adelina Malvina Diniz, Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branquitude Educação Racismo Subjetividade |
topic |
Branquitude Educação Racismo Subjetividade |
description |
Resumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior. Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582 10.36704/eef.v25i45.5582 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i45.5582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582/3979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Diniz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Diniz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181 Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i45 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470329470976 |