Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Nunes, Adelina Malvina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Diniz, Margareth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582
Resumo: Resumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.   Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade.
id UEMG-2_7430e42d26b33907f80d18281061d7e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5582
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino SuperiorBranquitudeEducaçãoRacismoSubjetividadeResumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.   Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/558210.36704/eef.v25i45.5582Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-1812317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582/3979Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Nunes, Adelina MalvinaDiniz, Margareth 2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5582Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
title Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
spellingShingle Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
Barbosa Nunes, Adelina Malvina
Branquitude
Educação
Racismo
Subjetividade
title_short Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
title_full Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
title_fullStr Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
title_full_unstemmed Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
title_sort Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior
author Barbosa Nunes, Adelina Malvina
author_facet Barbosa Nunes, Adelina Malvina
Diniz, Margareth
author_role author
author2 Diniz, Margareth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Nunes, Adelina Malvina
Diniz, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Branquitude
Educação
Racismo
Subjetividade
topic Branquitude
Educação
Racismo
Subjetividade
description Resumo Este artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei nº. 10.639/2003, Lei nº. 12.711/2012, Lei nº. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade, onde (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.   Palavras-chave: Branquitude. Educação. Racismo. Subjetividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582
10.36704/eef.v25i45.5582
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582/3979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Diniz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Diniz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 157-181
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470329470976